Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA E GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Osmar da Silva Júnior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Predio D - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo se propõe e identificar com base no mapeamento da literatura como a liderança é estudada em pesquisas sobre gerenciamento de projetos.
Relevância/originalidade
As discussões geradas entre os conceitos de gerenciamento e liderança partem de um conceito geral que contempla o gerenciamento e liderança como sinônimos. O estudo além de buscar o entendimento dessa dicotomia entre os conceitos, tratou também dos estilos de liderança e suas variações e adaptações, fazendo-se necessário a interpretação de cada constructo na visão dos autores, evitando o viés psicológico desses conceitos. Dessa forma, entender como esses conceitos se relacionam para buscar um equilíbrio entre liderança e gerenciamento pode conduzir o gerenciamento de projetos rumo ao sucesso.
Metodologia/abordagem
Utilizou-se o método de Revisão Sistemática da Literatura proveniente da base de dados Web of Science. Partiu-se de 113 artigos que foram refinados num processo de triagem que resultou em 51 artigos. Os artigos foram analisados e categorizados numa planilha por tipos de liderança, os dados foram consolidados fazendo uma discussão critica à respeito desse conteúdo. Para entender assim, as relações entre os autores no tempo e a leitura técnica para organizar e validar se o conteúdo contribui para a discussão.
Principais resultados
Os resultados encontrados nos estudos sugerem que, ter liderança pelo cargo que ocupa, não é liderança. A liderança não está no cargo, está no aceite ou na legitimidade que seus liderados percebem por um comportamento social que é sugerido na liderança equilibrada, que é diferente do comportamento de uma liderança que é legitimada pela posição ou líder vertical.
Contribuições teóricas/metodológicas
As conclusões deste estudo contribuem para corroborar a ideia de que, entender a dicotomia entre liderança e gerenciamento é fundamental, além de estudar não somente lideranças meramente hierárquicas, mas sim, buscar liderança pelo comportamento entre os indivíduos de um grupo. Portanto, deixar emergir a liderança inata, que é uma liderança que parte de uma legitimação pela ação, pela atitude e comportamento.
Contribuições sociais/para a gestão
Espera-se que a utilidade dos resultados seja de grande ajuda para futuras pesquisas sobre o tema na área de projetos e pesquisas empírica.

Abstract

Study goals
This study proposes and identifies, based on the literature mapping, how leadership is studied in research on project management.
Relevance / originality
The discussions generated between the concepts of management and leadership start from a general concept that considers management and leadership as synonyms. The study, in addition to seeking an understanding of this dichotomy between concepts, also dealt with leadership styles and their variations and adaptations, making it necessary to interpret each construct in the authors' view, avoiding the psychological bias of these concepts. Thus, understanding how these concepts relate to seeking a balance between leadership and management can drive project management towards success.
Methodology / approach
The Systematic Literature Review method from the Web of Science database was used. It started from 113 articles that were refined in a screening process that resulted in 51 articles. The articles were analyzed and categorized in a spreadsheet by types of leadership, the data were consolidated making a critical discussion about this content. To understand this, the relationships between authors over time and technical reading to organize and validate whether the content contributes to the discussion.
Main results
The results found in the studies suggest that having leadership for the position you hold is not leadership. The leadership is not in the position, it is in the acceptance or legitimacy that its subordinates perceive for a social behavior that is suggested in balanced leadership, which is different from the behavior of a leadership that is legitimized by the position or vertical leader.
Theoretical / methodological contributions
The conclusions of this study contribute to corroborate the idea that understanding the dichotomy between leadership and management is fundamental, in addition to studying not only merely hierarchical leaders, but also seeking leadership through behavior among individuals in a group. Therefore, let the innate leadership emerge, which is a leadership that starts from a legitimation through action, attitude and behavior.
Social / management contributions
It is hoped that the usefulness of the results will be of great help for future research on the subject in the area of ​​projects and empirical research.