Resumo

Título do Artigo

IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO DE GESTÃO DE AIH NO SISTEMA HOSPITALAR EM BUSCA DE MELHORES RESULTADOS NO FATURAMENTO EM UM HOSPITAL PÚLICO DE SÃO PAULO
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Tema

Inovação na Administração Pública

Autores

Nome
1 - Paulo Augusto De Souza Rocha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Universidade Nove de Julho
2 - Chennyfer Dobbins Abi Rached
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo é um estudo de caso que tem por objetivo, comparar os resultados com a implantação do modulo de Gestão de AIH ao ERP Matricial, em um Hospital Público Estadual de referência da Zona Norte da cidade de São Paulo na busca melhores índices de AIH’s, faturadas na competência, em relação ao número de saídas hospitalares no mês.
Relevância/originalidade
Sua relevância deu-se pela implantação de novas ferramentas tecnológicas aplicadas ao processo de faturamento voltadas para Sistemas de Gestão em Saúde.
Metodologia/abordagem
O método para a realização desta peça acadêmica, incorreu em análise documental e registros institucionais de dados primários abertos, quantificando e comparando: o número de saídas hospitalares no mês versus número de AIH’s apresentadas no mês de competência.
Principais resultados
A quantidade no detalhamento de informações foi evidente, principalmente no preenchimento dos formulários e guias on line para emissão do número de AIH. O número de contas rejeitadas e ou glosadas na crítica da DRS diminuíram. Menor numero de funcionários faturando um maior numero de contas.
Contribuições teóricas/metodológicas
O novo fluxo, tanto o layout do departamento, quanto o de informação, tornaram as operações muito mais eficientes, trazendo maior conforto e segurança aos funcionários, tornando-os mais ágeis no processo de faturação.
Contribuições sociais/para a gestão
Durante o processo de implementação do modulo Gestão de AIH a infraestrutura de TI instalada, na etapa de treinamento e operacionalização, foram verificadas a necessidade de alguns ajustes para o alinhamento do novo fluxograma e uma mudança cultural e organizacional entre os funcionários do faturamento e departamentos interligados.

Abstract

Study goals
This article is a case study that aims to compare the results with the implementation of the AIH Management module to the Matrix ERP, in a reference State Public Hospital in the North Zone of the city of São Paulo in search of better AIH indexes, billed in competence, in relation to the number of hospital departures in the month.
Relevance / originality
Its relevance was due to the implementation of new technological tools applied to the billing process aimed at Health Management Systems.
Methodology / approach
The method for the realization of this academic piece, involved documentary analysis and institutional records of open primary data, quantifying and comparing: the number of hospital departures in the month versus the number of AIH's presented in the month of competence.
Main results
The amount of detailed information was evident, especially when filling out the online forms and guides for issuing the AIH number. The number of accounts rejected and or disallowed in DRS criticism has decreased. Fewer employees billing a greater number of accounts.
Theoretical / methodological contributions
The new flow, both the department layout and the information layout, made operations much more efficient, bringing greater comfort and security to employees, making them more agile in the billing process.
Social / management contributions
During the implementation process of the AIH Management module, the installed IT infrastructure, in the training and operationalization stage, the need for some adjustments to align the new flowchart and a cultural and organizational change between billing employees and interconnected departments was verified. .