Resumo

Título do Artigo

PROCESSO DE DESIGN THINKING: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM STARTUPS BRASILEIRAS
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Especiais em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Raimundo Guilherme de Sousa Neves
Uespi - Universidade Estadual do Piauí - Uruçuí
2 - Dalton Pereira Da Conceição
Uespi - Universidade Estadual do Piauí - Uruçuí
3 - Indira Gandhi Bezerra-de-Sousa
Universidade Federal do Paraná - UFPR - Universidade Estadual do Piauí
4 - KAETANA ALVES CERQUEIRA
Uespi - Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí

Reumo

Objetivo do estudo
As últimas décadas foram marcadas por transformações e revoluções tecnológicas. Com isso, a internet gerou relevantes mudanças no modo como se vive atualmente, especialmente no que se refere aos meios de comunicação, interação e obtenção de informações. No atual cenário de inovação, as startups e o processo de design thinking surgem como atores indispensáveis e fontes essenciais de inovação. Logo, o presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de design thinking no desenvolvimento de inovações em startups.
Relevância/originalidade
Este trabalho justifica-se pela relevância em estudar conjuntamente a inovação e o design thinking em startups, pois são empresas inerentemente inovadoras. Ao se estudar exemplos de sucessos nacionais, pode-se identificar elementos que podem ser replicáveis a outras startups.
Metodologia/abordagem
Para isso, realizou-se uma pesquisa aplicada de natureza descritiva com abordagem qualitativa, a partir de estudo de casos múltiplos com duas startups, utilizando como instrumento de coleta de dados a análise de conteúdo por meio de dados secundários. Os dados foram organizados e codificados, realizando-se uma leitura flutuante de todas as informações. Em seguida, explorou-se o material atribuindo categorias de análise, conforme as etapas do processo de design thinking: imersão, ideação, prototipação, validação e implementação.
Principais resultados
Os resultados obtidos demonstram que o cenário ideal para a aplicação do design thinking decorre da troca de conhecimentos e observação dos três pilares (Pessoas, Negócios e Tecnologia). Nesse contexto, as startups pesquisadas vêm se destacando no mercado, pois são empresas que utilizam ferramentas voltadas para o processo de desenvolvimento de inovação, além de obterem uma cultura inovadora.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este trabalho foi realizado com o intuito de contribuir à escassa bibliografia existente sobre o processo de design thinking no desenvolvimento de inovações em startups.
Contribuições sociais/para a gestão
Em relação ao ambiente prático, pode-se contribuir para o maior entendimento do processo de implantação da ferramenta design thinking, e como essa ferramenta contribui de forma positiva para o desenvolvimento de startups que buscam por inovação em processos de criação de produtos e/ou serviços.

Abstract

Study goals
The last few decades have been marked by technological transformations and revolutions. With this, the internet has generated relevant changes in the way we currently live, especially with regard to the means of communication, interaction and obtaining information. In the current innovation scenario, startups and the design thinking process emerge as indispensable actors and essential sources of innovation. Therefore, this work aimed to analyze the design thinking process in the development of innovations in startups.
Relevance / originality
This work is justified by the relevance of jointly studying innovation and design thinking in startups, as they are inherently innovative companies. By studying examples of national successes, you can identify elements that can be replicable to other startups.
Methodology / approach
To this end, applied research of a descriptive nature with a qualitative approach was carried out, based on a multiple case study with two startups, using content analysis through secondary data as a data collection instrument. The data were organized and coded, with a floating reading of all information. Then, the material was explored, assigning analysis categories, according to the stages of the design thinking process: immersion, ideation, prototyping, validation and implementation.
Main results
The results obtained demonstrate that the ideal scenario for the application of design thinking stems from the exchange of knowledge and observation of the three pillars (People, Business and Technology). In this context, the researched startups have been standing out in the market, as they are companies that use tools focused on the innovation development process, in addition to obtaining an innovative culture.
Theoretical / methodological contributions
This work was carried out in order to contribute to the scarce existing bibliography on the design thinking process in the development of innovations in startups.
Social / management contributions
In relation to the practical environment, one can contribute to a greater understanding of the process of implementing the design thinking tool, and how this tool contributes positively to the development of startups that seek innovation in the processes of creating products and / or services. .