Objetivo do estudo
Apresentar a redução de custos com perdas em dispensação desnecessária e ineficiência de devolução de materiais e medicamentos e melhora do nível de serviço, a fim de aumentar o potencial de receita para a instituição.
Relevância/originalidade
Apresentar os resultados a partir da Metodologia Lean Six Sigma, unificando as duas ferramentas o Lean com o foco de eliminar desperdícios e o Six Sigma que traz a análise estatística, apresentando um melhoramento do desempenho operacional da instituição, aumentando o potencial de receita para a instituição.
Metodologia/abordagem
Análise quantitativa
Principais resultados
Após a implantação das ações propostas já conseguimos mensurar resultados positivos com grande impacto no processo, pois passamos de uma margem de perda de valor por dispensação de material e medicamento em excesso de 22,03% em janeiro de 2019 para 3% em abril/2019. Além deste ganho, em janeiro havíamos conseguido reverter apenas 4,21% deste valor de perda em prescrições. Já em abril essa porcentagem de reversão aumentou 48,18%. Dessa forma podemos concluir que conseguimos atingir a meta estabelecida de redução de 70% da perda e, portanto, evidenciamos a importância de manter o processo sobre controle com a implementação das melhorias propostas, pois os resultados se mostram satisfatórios.
Contribuições teóricas/metodológicas
O seguinte relato contribuiu para a possibilidade de mudanças nas práticas gestoras em relação à gestão de custos em home care, proporcionando o controle dos custos e otimização dos processos.
Contribuições sociais/para a gestão
Após as ações rápidas como a mudança no fluxo de solicitação de materiais e medicamentos divididos ao longo da semana, monitoramento e agendamento da retirada da sobra de materiais e medicamentos pelo setor operacional, e inclusão de lembretes de retirada dos materiais em sistema no momento da alta, já obtivemos um ganho significativo atingindo uma melhora em nossos processos.