Resumo

Título do Artigo

REDUÇÃO DE PERDAS E MELHORIA NO NÍVEL DE SERVIÇO DE MATERIAIS E MEDICAMENTOS ENVIADOS A PACIENTES DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR COM COBRANÇA NO FORMATO PACOTE
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Tema

Inovação em Serviços

Autores

Nome
1 - Renato Fogaça
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Chennyfer Dobbins Abi Rached
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
Apresentar a redução de custos com perdas em dispensação desnecessária e ineficiência de devolução de materiais e medicamentos e melhora do nível de serviço, a fim de aumentar o potencial de receita para a instituição.
Relevância/originalidade
Apresentar os resultados a partir da Metodologia Lean Six Sigma, unificando as duas ferramentas o Lean com o foco de eliminar desperdícios e o Six Sigma que traz a análise estatística, apresentando um melhoramento do desempenho operacional da instituição, aumentando o potencial de receita para a instituição.
Metodologia/abordagem
Análise quantitativa
Principais resultados
Após a implantação das ações propostas já conseguimos mensurar resultados positivos com grande impacto no processo, pois passamos de uma margem de perda de valor por dispensação de material e medicamento em excesso de 22,03% em janeiro de 2019 para 3% em abril/2019. Além deste ganho, em janeiro havíamos conseguido reverter apenas 4,21% deste valor de perda em prescrições. Já em abril essa porcentagem de reversão aumentou 48,18%. Dessa forma podemos concluir que conseguimos atingir a meta estabelecida de redução de 70% da perda e, portanto, evidenciamos a importância de manter o processo sobre controle com a implementação das melhorias propostas, pois os resultados se mostram satisfatórios.
Contribuições teóricas/metodológicas
O seguinte relato contribuiu para a possibilidade de mudanças nas práticas gestoras em relação à gestão de custos em home care, proporcionando o controle dos custos e otimização dos processos.
Contribuições sociais/para a gestão
Após as ações rápidas como a mudança no fluxo de solicitação de materiais e medicamentos divididos ao longo da semana, monitoramento e agendamento da retirada da sobra de materiais e medicamentos pelo setor operacional, e inclusão de lembretes de retirada dos materiais em sistema no momento da alta, já obtivemos um ganho significativo atingindo uma melhora em nossos processos.

Abstract

Study goals
Present the cost reduction with losses in unnecessary dispensing and inefficiency in returning materials and medicines and improving the service level, in order to increase the revenue potential for the institution.
Relevance / originality
Present the results from the Lean Six Sigma Methodology, unifying the two tools Lean with the focus on eliminating waste and Six Sigma that brings statistical analysis, showing an improvement in the operational performance of the institution, increasing the revenue potential for the institution.
Methodology / approach
Quantitative analysis
Main results
After the implementation of the proposed actions, we have already been able to measure positive results with great impact on the process, since we went from a margin of loss of value due to the dispensing of material and medication in excess of 22.03% in January 2019 to 3% in April / 2019 . In addition to this gain, in January we had managed to reverse only 4.21% of this loss amount in prescriptions. In April, this percentage of reversal increased 48.18%. In this way, we can conclude that we managed to reach the established goal of 70% loss reduction and, therefore, we highlight the importance of keeping the process under control with the implementation of the proposed improvements, as the results are satisfactory.
Theoretical / methodological contributions
The following report contributed to the possibility of changes in management practices in relation to cost management in home care, providing cost control and process optimization.
Social / management contributions
After the quick actions such as the change in the flow of request for materials and medicines divided throughout the week, monitoring and scheduling the removal of the surplus of materials and medicines by the operational sector, and inclusion of reminders to remove the materials in the system at the time of discharge , we have already obtained a significant gain reaching an improvement in our processes.