Resumo

Título do Artigo

A aprendizagem política no Projeto Parlamento Jovem de Araucária/PR
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Projetos no Setor Público e no Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - Yna Barbosa Honda e Sousa
-
2 - Ricardo Pimentel
Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul - ISAE - Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo foi investigar como ocorrem as práticas de aprendizagem política no Projeto Parlamento Jovem de Araucária- PR (PPJA), e como se dá a incorporação do conhecimento nas ações e atividades cotidianas.
Relevância/originalidade
Os processos de educação para as eleições estão entre os institutos próprios da governança eleitoral, ao lado de outros relacionados à logística para as eleições (Mozaffar & Schedler, 2002; Tarouco, 2014). Na revisão da literatura pertinente ao tema verificou-se que apesar de existirem diversas iniciativas voltadas à educação para a cidadania, desenvolvidas pela Justiça Eleitoral Brasileira (Marchetti, 2008; Morais, 2010; Cambaúva, 2016), não há relatos detalhados de tais projetos. O presente estudo busca contribuir para suprir essa lacuna, dando voz aos participantes do PPJA.
Metodologia/abordagem
O estudo utilizou como método a fenomenologia e como estratégia de pesquisa a observação participante. A coleta de dados primários utilizou um diário de campo e entrevistas em profundidade. A análise de dados utilizou o processo de descrição, redução e interpretação.
Principais resultados
A aprendizagem política se deu de três formas. A aprendizagem pessoal ampliou a reflexão e a exposição a novas experiências; a aprendizagem social transformou as relações dos participantes com o mundo, e ampliou a capacidade de diálogo; a ampliação da inteligibilidade da prática provocou o aumento do protagonismo.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui para ampliar a capacidade de apreensão de fenômenos de aprendizagem social e coletiva, reforçando o papel da teoria da prática e de métodos que ampliam a imersão do pesquisador no campo. Contribui também para a elaboração e operacionalização de sistemas educacionais voltados à aprendizagem política de jovens e adultos, em especial para a reformulação do PPJA.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados do estudo já estão sendo utilizados para a reformulação do PPJA, com vistas a ampliar seu escopo para a educação para a sustentabilidade, por meio da inclusão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como norteadores do projeto.

Abstract

Study goals
The goal was to investigate how political learning practices occur in the Projeto Parlamento Jovem of Araucária-PR (PPJA), and how the incorporation of knowledge into everyday actions and activities occurs.
Relevance / originality
The education processes for the elections are among the proper institutes of electoral governance, alongside others related to the logistics for the elections (Mozaffar & Schedler, 2002; Tarouco, 2014). In reviewing the literature relevant to the theme, it was found that although there are several initiatives aimed at education for citizenship, developed by the Brazilian Electoral Justice (Marchetti, 2008; Morais, 2010; Cambaúva, 2016), there are no detailed reports of such projects. The present study seeks to contribute to fill this gap, giving voice to PPJA participants.
Methodology / approach
The study used phenomenology as a method and participant observation as a research strategy. The collection of primary data used a field diary and in-depth interviews. Data analysis used the process of description, reduction and interpretation.
Main results
Political learning took place in three ways. Personal learning has expanded reflection and exposure to new experiences; social learning transformed the participants' relationships with the world, and expanded the capacity for dialogue; the increase in the intelligibility of the practice led to an increase in protagonism.
Theoretical / methodological contributions
The study contributes to expand the capacity to apprehend social and collective learning phenomena, reinforcing the role of theory of practice and methods that expand the immersion of the researcher in the field. It also contributes to the development and operationalization of educational systems aimed at the political learning of young people and adults, especially for the reformulation of the PPJA.
Social / management contributions
The results of the study are already being used for the reformulation of the PPJA, with a view to expanding its scope for education for sustainability, by including the Sustainable Development Goals as guiding the project.