Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE PROCESSOS EM PROJETOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: UM ESTUDO DE CASO APLICADO NA DIRETORIA DE CÁLCULOS E PERÍCIAS JUDICIAIS DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE
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Tema

Gestão de Projetos no Setor Público e no Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - LYLLIAN NIETZSCH LIMA MELO
UFMG - CEPEAD - FACE
2 - Daniel Francisco Bastos Monteiro
UFMG - CEPEAD - Faculdade de Ciências Econômicas

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar e compreender o fluxo de processo de trabalho dos calculistas, desenvolvido na Diretoria de Cálculos e Perícias da Procuradoria Geral do Município de Belo Horizonte. Buscar identificar o impacto sofrido pelo setor, com o aumento de demanda de cálculos e análises advindos do incremento do número de Processos Judiciais Eletrônicos e aos Processos Judiciais Físicos. Buscar aplicar o processo de melhoria contínua por meio de reengenharia de processos objetivando aumento em eficiência e eficácia.
Relevância/originalidade
As organizações públicas têm buscado adequar sua estrutura organizacional e seus processos internos, aprimorando seus modelos de gestão e otimizando seus sistemas de trabalho com o objetivo de melhorar a qualidade de seus serviços. Observando a tendência mundial de um Estado para Resultados, a Administração Pública têm incorporado esse viés no intuito de melhorar a sua performance. A adoção da Gestão de Processos e em específico o mapeamento desses a decisão adotada pelos pesquisadores para buscar incrementar a dinâmica de fluxos de trabalhos por meio de um redesenho organizacional e de atividades.
Metodologia/abordagem
Foram mapeadas atividades realizadas por toda a equipe. Uma amostra de 5 contadores num total de 22 pessoas integrantes da mesma que responderam entrevistas individuais semi-estruturadas objetivando identificar gargalos e sugestões de melhoria.
Principais resultados
O mapeamento e a padronização dos processos se apresentam como um conjunto de soluções adequadas na otimização de recursos, redução de prazos, proporcionando produtos com qualidade e eficiência.
Contribuições teóricas/metodológicas
Inexiste.
Contribuições sociais/para a gestão
Aplicabilidade da sistemática por administrações públicas.

Abstract

Study goals
Analyze and understand the work process flow of calculators, developed in the Directorate of Calculations and Expertise of the Attorney General of the Municipality of Belo Horizonte. Seek to identify the impact suffered by the sector, with the increased demand for calculations and analyzes arising from the increase in the number of Electronic Legal Proceedings and Physical Legal Proceedings. Seek to apply the process of continuous improvement through process reengineering aiming at increasing efficiency and effectiveness.
Relevance / originality
Public organizations have sought to adapt their organizational structure and internal processes, improving their management models and optimizing their work systems in order to improve the quality of their services. Observing the worldwide trend of a State for Results, Public Administration has incorporated this bias in order to improve its performance. The adoption of Process Management and specifically the mapping of these the decision taken by the researchers to seek to increase the dynamics of workflows through an organizational and activities redesign.
Methodology / approach
Activities carried out by the entire team were mapped. A sample of 5 accountants out of a total of 22 people who answered the questionnaire who answered semi-structured individual interviews in order to identify bottlenecks and suggestions for improvement.
Main results
The mapping and standardization of processes are presented as a set of appropriate solutions in the optimization of resources, reduction of deadlines, providing products with quality and efficiency.
Theoretical / methodological contributions
There is none.
Social / management contributions
Applicability of the system by public administrations.