Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS (IN) SUSTENTÁVEIS? AVALIAÇÃO AMBIENTAL NOS CAMPI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT
Abrir Arquivo

Tema

Indicadores de Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Savana Maiara Sanches Pires Neves
Universidade Federal do Tocantins - UFT - Palmas
2 - Lia de Azevedo Almeida
Universidade Federal do Tocantins - UFT - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional
3 - Geraldo Costa Junior
Universidade Federal do Tocantins - UFT - Palmas
4 - JULIO EDUARDO DA SILVA MENEZES
Universidade Federal do Tocantins - UFT - Curso de Administração

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo foi identificar as diretrizes de gestão ambiental e sustentabilidade presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Tocantins e verificar como seus diferentes campi efetivamente conduzem suas práticas de gestão ambiental e de sustentabilidade.
Relevância/originalidade
O estudo abrange a discussão sobre práticas ambientais e sustentáveis no contexto de instituições públicas presentes na Amazônia Legal.
Metodologia/abordagem
A metodologia desenvolvida envolve uma análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFT associada a um estudo quantitativo por meio de questionário aplicado aos diretores dos sete campi da UFT (Araguaína, Tocantinópolis, Arraias, Miracema, Porto Nacional, Gurupi e Palmas).
Principais resultados
Concluiu-se que apesar de o PDI trazer várias diretrizes sobre práticas de sustentabilidade a serem implementadas, a gestão ambiental na UFT ainda é aplicada de maneira muito tímida. Os questionários respondidos pelos diretores de campus demonstram que muitas dessas ainda não foram colocadas em prática. O Índice de Avaliação Ambiental dos campi da UFT variou de fraco a médio, sendo que para seis campi obteve-se classificação como “fraco” e para apenas um campus foi obtido índice “médio” de sustentabilidade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este trabalho traz informações relevantes para a Universidade identificando quais práticas ambientais e de sustentabilidade precisam ser revistas e quais são aplicadas de forma eficiente, de forma a aumentar o desempenho ambiental nas instituições de ensino, pesquisa e extensão.
Contribuições sociais/para a gestão
Gestão ambiental e sustentabilidade são temas de grande impacto social na medida em que são abordados numa pesquisa de campo em uma Universidade Federal

Abstract

Study goals
This study aimed at identifying the environmental and sustainable practices contained in the Institutional Development Plan of the Federal University of Tocantins and to assess how its different campuses effectively such practices.
Relevance / originality
The study encompasses the discussion on environmental and sustainable practices in the context of public institutions present in the Legal Amazon region
Methodology / approach
The methodology is composed by a documentary analysis of the Institutional Development Plan (PDI, in Portuguese) at UFT associated with a questionnaire answered by the directors of UFT's seven campuses (Araguaína, Tocantinópolis, Arraias, Miracema, Porto Nacional, Gurupi and Palmas)
Main results
We concluded that although the PDI brings several guidelines on sustainable practices, environmental management at UFT is still applied in a very timid manner. The questionnaires answered by campus directors demonstrate that many of the practices have not yet been put into practice. The Environmental Assessment Index of UFT campuses varied from weak to medium, with six campuses being classified as “weak” and for only one campus a “medium” sustainability index was obtained
Theoretical / methodological contributions
This study brings relevant information to the University, identifying which environmental and sustainability practices need to be reviewed and which are applied efficiently, in order to increase environmental performance in teaching, research and extension institutions.
Social / management contributions
Environmental management and sustainability are subjects of great social impact as they are addressed in a Federal University field research