Resumo

Título do Artigo

GERAÇÃO DE VALOR ECONÔMICO E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: ANÁLISE DE UMA IES DO TERCEIRO SETOR
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos especiais em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ronaldo Lamounier Locatelli
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Curso de Mestrado Profissional em Administração
2 - Alan Sales da Fonseca
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
3 - José Edson Lara
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado
4 - WENDEL ALEX CASTRO SILVA
Centro Universitário Unihorizontes -

Reumo

Objetivo do estudo
O artigo tem por objetivo analisar a geração de valor econômico, bem como identificar os vetores de valor e os impactos provocados pelo número de alunos, valor das mensalidades e custos nos resultados econômicos alcançados em instituições de ensino superior (IES) do terceiro setor.
Relevância/originalidade
Não obstante a representatividade das IES fundacionais privadas no setor educacional do país, não foram identificados estudos acadêmicos versando sobre a sua capacidade de criar valor, que é uma das condições necessárias para a sobrevivência e mola propulsora do crescimento das organizações.
Metodologia/abordagem
Trata-se de uma pesquisa quantitativa baseada em estudo de caso com adaptação do modelo EVA (Economic Value Added) e uso de análise econométrica multivariada.
Principais resultados
O Centro Universitário foi capaz de gerar valor no período recente. A análise desagregada por área de concentração e por curso evidenciou o bom desempenho dos cursos de saúde, particularmente das engenharias. Em contraposição, constatou-se que a maioria dos cursos da área de negócios tem destruído valor da organização.
Contribuições teóricas/metodológicas
Procedeu-se a uma incursão na moderna teoria de finanças adaptando métodos e procedimentos que ensejaram uma aplicação adequada ao estudo da geração valor em IES fundacional privada.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo contribui para que as IES do terceiro setor incorporem a questão da geração de valor em seu modelo de gestão dando consistência a estratégias voltadas para a sustentabilidade financeira da organização.

Abstract

Study goals
The article aims to analyze the generation of economic value, as well as to identify the value vectors and the impacts caused by the number of students, value of monthly fees and costs in the economic results achieved in higher education institutions (HEI) of the third sector.
Relevance / originality
Despite the representativeness of private foundational HEIs in the educational sector of the country, no academic studies concerned with their ability to create value, which is one of the necessary conditions for survival and propellant spring for the growth of organizations, were identified.
Methodology / approach
This is a quantitative research based on a case study with adaptation of the EVA (Economic Value Added) model and the use of multivariate econometric analysis.
Main results
The University Center was able to generate value in the recent period. The analysis disaggregated by concentration area and by course showed the good performance of health courses, particularly engineering. In contrast, it was found that most business courses have destroyed the organization's value.
Theoretical / methodological contributions
A deep incursion into modern theory of finance made it possible to adapt methods and procedures that led to an adequate application to the study of value generation in private foundational HEI.
Social / management contributions
The study contributes to the third sector's HEIs incorporating the issue of value generation into their management model assuring consistency to strategies focused on the financial sustainability of the organization.