Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO DIGITAL E GESTÃO DE PROJETOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Tema

Tópicos especiais em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Silvia Regina Veronezi Correia
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus Memorial
2 - Cristina Dai Prá Martens
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo foi realizado com o objetivo de identificar a relação entre gestão de projetos e empreendedorismo digital.
Relevância/originalidade
A pesquisa mostrou originalidade ao convergir temas pouco relacionados na literatura e demonstrou potenciais possibilidades de estudos futuros.
Metodologia/abordagem
A metodologia utilizada foi um estudo exploratório, por meio de uma revisão sistemática da literatura, utilizando técnicas de análise de conteúdo de 20 artigos extraídos da base Scopus relacionando empreendedorismo digital e projetos.
Principais resultados
O trabalho tentou relacionar os temas empreendedorismo digital e projetos utilizando as áreas do conhecimento em gestão de projetos e as habilidades do gerente de projetos, vista a pouca relação encontrada a partir da análise dos artigos selecionados.
Contribuições teóricas/metodológicas
A principal contribuição teórica é o incremento da literatura vigente que permeia os temas empreendedorismo digital e projetos, demonstrando ser possível encontrar pontos comuns entre eles.
Contribuições sociais/para a gestão
A partir dos resultados encontrados foram relacionados possíveis temas para pesquisas futuras que permeiem os constructos projetos e empreendedorismo digital.

Abstract

Study goals
This study was carried out with the aim of identifying the relationship between project management and digital entrepreneurship.
Relevance / originality
The research has showed originality in converging little related subjects in the literature and it has demonstrated potential possibilities for future studies.
Methodology / approach
The methodology used was an exploratory study, through a systemic literature review, using content analysis techniques from 20 articles extracted from the Scopus database relating digital entrepreneurship and projects.
Main results
The work has tried to relate the themes of digital entrepreneurship and projects using the knowledge areas in project management and the skills of the project manager, given a little relation found from the analysis of the selected articles.
Theoretical / methodological contributions
The main theoretical contribution is the increase in the current literature which permeates the themes of digital entrepreneurship and projects, demonstrating that it is possible to find common points between them.
Social / management contributions
By taking the results obtained, possible topics for future researches related to the projects and digital entrepreneurship constructs were listed.