Resumo

Título do Artigo

MODELOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Sonia Regina Lamego Lino
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFES) - IFES
2 - Amélia Silveira
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - UFSC
3 - Leandro Petarnella
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Resumo
O objetivo foi analisar a produção científica de Modelos de Gestão de Conhecimento (GC) para Instituições de Ensino Superior (IES) quanto aos artigos indexados na base de dados Scopus de 2010 a 2019 A adoção de estratégias voltadas para o conhecimento é fundamental para as organizações, sendo que em IES se revela substancial Essas organizações se veem envolvidas com o conhecimento de maneira epistêmica e orgânica A transmissão do conhecimento se constitui no cerne das IES A pesquisa foi quantitativa, descritiva, realizada em artigos científicos, com texto completo, sendo recuperados 83 artigos Após leitura do resumo, 54 se revelaram pertinentes Destes, com a leitura do texto, 16 artigos formaram o corpus para análise categorizada do modelo de GC em IES Os artigos foram analisados por triênios: 2010-2012 (12 publicações), 2013-2015 (24 publicações) e 2016-2018 (17 publicações); em 2019 foi publicado um artigo O tema modelos de GC em IES não tem crescido exponencialmente, como esperado De 2017 a 2019 apenas 10 artigos foram publicados Os resultados e as análises evidenciam dispersão de literatura, visto que muitos autores publicam apenas um artigo São vários os títulos de periódicos e os anais de congressos que apresentam essa literatura, com dispersão quanto aos enfoques e às áreas de interesse dos modelos de GC em IES Essa literatura está em construção, e, assim, estudos no tema são oportunos, tanto para contribuições teóricas quanto sociais e para a gestão A gestão de pessoas, a tecnologia da informação e comunicação e os projetos guardam proximidade com

Abstract

Abstract
The objective was to analyze the scientific production of Knowledge Management Models (KM) for Higher Education Institutions (HEIs) regarding the articles indexed in Scopus database from 2010 to 2019. The adoption of knowledge-oriented strategies is fundamental for organizations, and in HEIs it proves to be substantial. These organizations find themselves involved with knowledge in an epistemic and organic way. The transmission of knowledge is at the heart of HEIs. The research was quantitative, descriptive, carried out in scientific articles, with full text, and 83 articles were retrieved. After reading the abstract, 54 were considered relevant. By reading the text, 16 articles, out of the 54, formed the corpus for categorized analysis of the KM model in HEIs. The articles were analyzed in three-year terms: 2010-2012 (12 publications), 2013-2015 (24 publications), 2016-2018 (17 publications); in 2019 one article was published. The theme of KM models in HEIs has not grown exponentially, as expected. From 2017 to 2019 only 10 articles were published. The results and analyzes show dispersion of literature, since many authors publish only one article. There are several titles of journals and proceedings of congresses that present this literature, with dispersion as to the approaches and areas of interest of KM models in HEIs. This literature is under construction, therefore, studies on the topic are opportune, for both theoretical and social contributions and for management. People management, information and communication technology, and projects are closely related to KM in HEIs.