Objetivo do estudo
Este estudo investigou os efeitos da satisfação, do valor percebido e do custo benefício na relação entre os atributos de loja e a lealdade de um país emergente.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa é baseada em um estudo indiano que traz resultados controversos sobre a teoria de marketing. Os autores adicionaram outras duas variáveis ao modelo indiano, para o melhor entendimento dos resultados.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um survey, respondido por 516 clientes do varejo da cidade de São Paulo, e os dados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais (MME).
Principais resultados
Os resultados demonstram que o custo benefício, bem como a satisfação e o valor percebido, apresentaram impactos na lealdade. Também se constatou que todos os atributos de varejo testados nesta pesquisa contribuem, de alguma forma, para a formação da lealdade dos clientes varejistas, mesmo em um contexto varejista de um mercado emergente (Brasil).
Contribuições teóricas/metodológicas
A maior contribuição deste estudo é revalidar que o valor que o cliente percebe, contribui fortemente na construção da satisfação e lealdade dos consumidores. Foi encontrada também outra contribuição importante para entender o valor percebido dos clientes varejistas, sendo necessário abordar-se não apenas o valor percebido por reduções de preço. Assim, descreve-se um melhor entendimento da satisfação e da lealdade dos consumidores, quando comparamos os benefícios que o consumidor recebe vs. seu tempo gasto, esforço, energia e dinheiro.
Contribuições sociais/para a gestão
Gestores de marketing que pretendem adotar uma estratégia de fidelização de clientes precisam estar atentos não apenas aos preços praticados e descontos concedidos. Este estudo indica que os gestores precisam adotar medidas que poupem o tempo do consumidor, bem como sua energia, a fim de evitar seu esforço. Desta forma, os clientes perceberão um alto valor na experiência de compra, que podem levá-los a um estado de satisfação e, por consequência, elevam-se as chances de fidelização dos clientes.