Objetivo do estudo
O objetivo foi promover um treinamento para a equipe de atendimento do Restaurante Rural Terra do Meio, sob a perspectiva dramatúrgica dos serviços. Propôs-se, ainda, esclarecer quais os valores que a empresa desejava entregar a seus clientes, verificar quais as dificuldades dos atendentes em entregar esses serviços aos consumidores, bem como descrever os itens necessários a manter os atendentes como atores principais da política de excelência de atendimento da empresa.
Relevância/originalidade
No contexto do marketing de serviços, as pesquisas que adotem a aplicação de métodos de treinamento com base na perspectiva dramatúrgica do serviço, ainda é bastante escassa, o que revela a importância da intervenção proposta para a ciência.
Metodologia/abordagem
Optou-se pelo método de estudo de caso, classificando-se a pesquisa como aplicada exploratória, com abordagem qualitativa.
Principais resultados
O treinamento foi percebido funcionários como uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos para obter melhores resultados no marketing de serviços, desenvolvendo sua capacidade empática. Habilidades sociais mostraram-se tão importantes quanto as habilidades técnicas para a excelência do atendimento em um restaurante.
Contribuições teóricas/metodológicas
Embora a técnica dramatúrgica não seja uma prática convencional, o estudo pode ser aplicado em outros estabelecimentos, visando a clareza na descrição dos serviços e a imersão pessoal de acordo com os métodos de trabalho adotados.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa demonstrou que, para alcançar a excelência no atendimento de um restaurante típico rural, aspectos tangíveis e intangíveis devem ser considerados pelos empregados, capacitando-os com técnicas de imersão por meio de interpretação, a fim de conhecer as necessidades dos clientes.