Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS DOS ATRIBUTOS DE LOJA NA TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
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Tema

Estratégia e Marketing

Autores

Nome
1 - EDUARDO MESQUITA DE SOUSA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Eliane Herrero Lopes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo objetiva identificar a relevância dos atributos de lojas varejistas para o processo de decisão de compra de consumidores em mercados emergentes e maduros.
Relevância/originalidade
A relevância desta revisão da literatura está na busca pelas resposatas às questões: Quais são os atributos varejistas relevantes para o processo de decisão de compra? Quais são os impactos dos atributos de loja na intenção de compra do consumidor? Quais são as diferenças nas pesquisas realizadas em mercados emergentes versus mercados maduros? Quais são as direções das principais pesquisas nessa temática e seus atuais esforços?
Metodologia/abordagem
Realizamos uma revisão sistemática da literatura, investigando os impactos dos atributos de loja na decisão de compra, em artigos publicados de 1973 a 2018, nas bases SCOPUS e Web of Science (WOS).
Principais resultados
Este estudo apontou as principais diretrizes de pesquisas, impactos e esforços realizados, além das diferenças entre as pesquisas realizadas em mercados maduros e emergentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Indicamos possíveis lacunas que podem ser mitigadas por meio da proposição de uma agenda de pesquisa.
Contribuições sociais/para a gestão
Uma sugestão do estudo é o conhecimento dos gestores sobre o efeito dos atributos da loja sobre a marca, imagem da loja/reputação da loja, experiência de compra e sobre os canais e a influência dos atributos das lojas online e quais são os atributos que mais influenciam a compra por este meio.

Abstract

Study goals
This study aims to identify the relevance of the attributes of retail stores on purchase decision of consumers in emerging and mature markets.
Relevance / originality
The relevance of this literature review takes place on the search for responses to the questions: What are the relevant retail attributes for the purchase decision process? What are the impacts of store attributes on the consumer's purchase intention? What are the differences in research conducted in emerging markets versus mature markets? What are the directions of the main researches on this theme and the current efforts?
Methodology / approach
We conducted a systematic literature review, identifying the impacts of store attributes on the purchase decision, in articles published from 1973 to 2018, in the SCOPUS and Web of Science (WOS) databases.
Main results
This study pointed out the main research guidelines, their impacts and efforts, in addition to the differences between research carried out in mature and emerging markets.
Theoretical / methodological contributions
We indicate possible gaps that can be mitigated by proposing a research agenda.
Social / management contributions
Our main suggestion for managers is that they could know more deeply about the effect of store attributes on the brand, store image/store reputation, shopping experience and on channels regarding the influence of online store attributes and which are the attributes that most influence purchase decisions.