Objetivo do estudo
Identificar as dimensões do marketing sensorial que melhor explicam os efeitos favoráveis das práticas de humanização na recuperação das crianças internadas em pediatrias hospitalares, por meio da percepção dos técnicos de enfermagem atuantes nestes espaços.
Relevância/originalidade
Este artigo parte da necessidade de estudos sobre a temática do marketing sensorial na área hospitalar e de atendimento ao paciente infantil, da relevância do marketing sensorial para as práticas de humanização dos serviços de saúde e para o desenvolvimento do paciente infantil, e da relevância da contribuição dos profissionais da área da saúde no acompanhamento e na recuperação dos pacientes durante a internação. Até o momento constitui-se como o único estudo a analisar, através de métodos quantitativos e estatísticos, como cada constructo do marketing sensorial pode vir a impactar nas práticas de humanização, através das percepções dos técnicos de enfermagem atuantes em unidades pediátricas.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa é social, exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa (GIL, 2019), sendo utilizados dados coletados de uma dissertação de mestrado. O método de coleta de dados foi o levantamento de campo survey, através de questionários semiestruturados, aplicados aos técnicos de enfermagem atuantes nas pediatrias de três hospitais filantrópicos da região noroeste do Rio Grande do Sul. Para alcançar o objetivo do estudo, utilizou-se análise descritiva e inferencial, considerando como métodos de análise: médias, desvios padrão, correlação de Pearson, análise discriminante e de regressão.
Principais resultados
Apesar de, no contexto geral, a visão não ter ficado entre as dimensões mais bem avaliadas pelos técnicos de enfermagem atuantes nas pediatrias investigadas (média geral 3,46); identificou-se a visão (coeficiente de correlação de Pearson 0,430, coeficiente de estrutura no valor de 1, coeficiente de determinação R² de 0,185) como a única dimensão sensorial a explicar de maneira significativa os efeitos favoráveis das práticas de humanização na recuperação das crianças internadas nas unidades pediátricas analisadas, na percepção dos técnicos de enfermagem participantes do estudo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo proporciona novas contribuições no sentido de reafirmar a transcendência do marketing sensorial e suas inter-relações com as práticas de humanização, na medida em que aborda especificamente a percepção de técnicos de enfermagem atuantes em pediatrias hospitalares; ao mesmo tempo em que possibilita novos resultados, com destaque para a análise do impacto das dimensões sensoriais para as práticas de humanização, por meio de abordagem quantitativa e utilização de métodos estatísticos.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo sobre o marketing sensorial traz contribuições para a otimização das práticas de humanização dos serviços de saúde e para o desenvolvimento do paciente infantil, assim como para gestores, pacientes, seus acompanhantes e colaboradores das instituições hospitalares e das unidades pediátricas analisadas, e para outras instituições e setores pertencentes à área da saúde, possibilitando a promoção do desenvolvimento humano, social e organizacional nestes locais.