Resumo

Título do Artigo

MARKETING SENSORIAL E HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: INFLUÊNCIAS NA RECUPERAÇÃO DO PACIENTE INFANTIL PELA PERCEPÇÃO DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
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Tema

Estratégia e Marketing

Autores

Nome
1 - Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen
UNIJUÍ -
2 - Daniel Knebel Baggio
UNIJUÍ -
3 - Lurdes Marlene Seide Froemming
UNIJUÍ -
4 - Nairana Radtke Caneppele Bussler
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar as dimensões do marketing sensorial que melhor explicam os efeitos favoráveis das práticas de humanização na recuperação das crianças internadas em pediatrias hospitalares, por meio da percepção dos técnicos de enfermagem atuantes nestes espaços.
Relevância/originalidade
Este artigo parte da necessidade de estudos sobre a temática do marketing sensorial na área hospitalar e de atendimento ao paciente infantil, da relevância do marketing sensorial para as práticas de humanização dos serviços de saúde e para o desenvolvimento do paciente infantil, e da relevância da contribuição dos profissionais da área da saúde no acompanhamento e na recuperação dos pacientes durante a internação. Até o momento constitui-se como o único estudo a analisar, através de métodos quantitativos e estatísticos, como cada constructo do marketing sensorial pode vir a impactar nas práticas de humanização, através das percepções dos técnicos de enfermagem atuantes em unidades pediátricas.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa é social, exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa (GIL, 2019), sendo utilizados dados coletados de uma dissertação de mestrado. O método de coleta de dados foi o levantamento de campo survey, através de questionários semiestruturados, aplicados aos técnicos de enfermagem atuantes nas pediatrias de três hospitais filantrópicos da região noroeste do Rio Grande do Sul. Para alcançar o objetivo do estudo, utilizou-se análise descritiva e inferencial, considerando como métodos de análise: médias, desvios padrão, correlação de Pearson, análise discriminante e de regressão.
Principais resultados
Apesar de, no contexto geral, a visão não ter ficado entre as dimensões mais bem avaliadas pelos técnicos de enfermagem atuantes nas pediatrias investigadas (média geral 3,46); identificou-se a visão (coeficiente de correlação de Pearson 0,430, coeficiente de estrutura no valor de 1, coeficiente de determinação R² de 0,185) como a única dimensão sensorial a explicar de maneira significativa os efeitos favoráveis das práticas de humanização na recuperação das crianças internadas nas unidades pediátricas analisadas, na percepção dos técnicos de enfermagem participantes do estudo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo proporciona novas contribuições no sentido de reafirmar a transcendência do marketing sensorial e suas inter-relações com as práticas de humanização, na medida em que aborda especificamente a percepção de técnicos de enfermagem atuantes em pediatrias hospitalares; ao mesmo tempo em que possibilita novos resultados, com destaque para a análise do impacto das dimensões sensoriais para as práticas de humanização, por meio de abordagem quantitativa e utilização de métodos estatísticos.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo sobre o marketing sensorial traz contribuições para a otimização das práticas de humanização dos serviços de saúde e para o desenvolvimento do paciente infantil, assim como para gestores, pacientes, seus acompanhantes e colaboradores das instituições hospitalares e das unidades pediátricas analisadas, e para outras instituições e setores pertencentes à área da saúde, possibilitando a promoção do desenvolvimento humano, social e organizacional nestes locais.

Abstract

Study goals
To identify the dimensions of sensory marketing that best explain the favorable effects of humanization practices on the recovery of children admitted to hospital pediatrics, through the perception of nursing technicians working in these spaces.
Relevance / originality
This article starts with the need for studies on the sensory marketing theme in the hospital and child patient care area, the relevance of sensory marketing for the health services humanization practices and for the development of the child patient, and the relevance of the contribution health professionals in monitoring and recovering patients during hospitalization. So far, it is the only study to analyze, through quantitative and statistical methods, how each sensory marketing construct can impact humanization practices, through the perceptions of nursing technicians working in pediatric units.
Methodology / approach
This research is social, exploratory, descriptive and quantitative approach (GIL, 2019), using data collected from a master's dissertation. The data collection method was the field survey, through semi-structured questionnaires, applied to nursing technicians working in the pediatrics of three philanthropic hospitals in the northwest region of Rio Grande do Sul. To achieve the objective of the study, we used analysis descriptive and inferential, considering as analysis methods: means, standard deviations, Pearson correlation, discriminant and regression analysis.
Main results
Although, in the general context, vision was not among the dimensions best evaluated by nursing technicians working in the investigated pediatrics (overall average 3.46); Vision (Pearson's correlation coefficient 0.430, structure coefficient of 1, coefficient of determination R² of 0.185) was identified as the only sensory dimension to significantly explain the favorable effects of humanization practices on the recovery of hospitalized children. in the pediatric units analyzed, according to the nursing technicians participating in the study.
Theoretical / methodological contributions
This study provides new contributions in order to reaffirm the transcendence of sensory marketing and its interrelations with humanization practices, as it specifically addresses the perception of nursing technicians working in hospital pediatrics; At the same time, it enables new results, especially the analysis of the impact of sensory dimensions on humanization practices, through a quantitative approach and the use of statistical methods.
Social / management contributions
Este estudo sobre o marketing sensorial traz contribuições para a otimização das práticas de humanização dos serviços de saúde e para o desenvolvimento do paciente infantil, assim como para gestores, pacientes, seus acompanhantes e colaboradores das instituições hospitalares e das unidades pediátricas analisadas, e para outras instituições e setores pertencentes à área da saúde, possibilitando a promoção do desenvolvimento humano, social e organizacional nestes locais.