Objetivo do estudo
Examinar a pesquisa existente sobre Internal Stickiness, com foco em entender e compreender o que tem sido estudado.
Relevância/originalidade
A transferência de conhecimento e melhores práticas, são fundamentais para o bom funcionamento das organizações. Apesar desse reconhecimento, é muito difícil praticar essa transferência frequentemente. Na gestão de projetos não é diferente. As atividades que envolvem projetos demandam uma maior atenção na criação e transferência de conhecimento. A dificuldade de transferir conhecimento e melhores práticas nas organizações é representada pelo termo Internal Stickiness – IS. Visto que a IS tem sido barreiras na transferência de conhecimento dentro das organizações.
Metodologia/abordagem
A abordagem e método de pesquisa utilizado foi o bibliométrico. Neste estudo, foram usadas as técnicas de pareamento bibliográfico, apoiado por meio da análise fatorial e de redes.
Principais resultados
Os principais resultados obtidos indicam que são poucas as referências estudadas sobre Internal Stickiness na área de gestão de projetos.
Contribuições teóricas/metodológicas
A utilização de uma abordagem e método de pesquisa bibliográfico foi possível contribuir com a teoria sobre o tema Internal Stickiness e identificar certa ausência na área de gestão de projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo contribuiu para a prática, no sentido em despertar os profissionais de gestão de projetos com o intuito de melhoramento da prática e transferência de conhecimento na área de projetos.