Objetivo do estudo
A vinculação da sustentabilidade à estratégia das empresas mostra-se uma preocupação crescente para que as organizações consigam lidar com os desafios ambientais, sociais e econômicos que o planeta enfrenta. Entretanto, ainda não há um consenso na literatura sobre como esses desafios podem ser enfrentados a partir das atuais estratégias corporativas. Diante da oportunidade de avanços no conhecimento, o presente artigo faz uma revisão da literatura sobre Balanced Scorecard e Sustentabilidade, e busca encontrar a fronteira do conhecimento sobre o que já se sabe sobre o tema e desafios e oportunidades para o avanço deste campo.
Relevância/originalidade
A originalidade da pesquisa reside na aplicação de forma sistemática de um processo de revisão de literatura sobre dois temas emergentes na área de estratégia e sustentabilidade, além do processo de análise de conteúdo e síntese da documentação
Metodologia/abordagem
Baseado em um processo de Revisão Sistemática da Literatura publicada nos últimos 15 anos em bases de dado, os autores realizam uma análise da estatística descritiva de 20 artigos relevantes sobre o tema, como também conduzem o processo de análise de conteúdo e síntese da informação.
Principais resultados
A análise por meio da estatística descritiva mostra que existe tendência de crescimento no número de artigos publicados sobre Balanced Scorecard e Sustentabilidade. Uma tabela consolidada exibe os principais desafios, benefícios e oportunidades para que a sustentabilidade passe a fazer parte da estratégia da empresa, tendo o BSC como principal ferramenta gerencial.
Contribuições teóricas/metodológicas
Em relação às implicações teóricas, são propiciadas novas perguntas e novos caminhos a serem aplicados em pesquisas que competem ao Balanced Scorecard e à Sustentabilidade
Contribuições sociais/para a gestão
Quanto às implicações gerenciais, este trabalho pode servir de subsídio para a implementação e para o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis nas organizações