Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA PARA ABERTURA DE CANAL DE VENDA DE UMA FÁBRICA DE ARTES EM MADEIRA
Abrir Arquivo

Tema

Consultoria e Prática da Estratégia

Autores

Nome
1 - Emanuel Campigotto Sandri
Universidade Federal do Paraná - UFPR - PPGA
2 - André Ricardo do Rosário Contani
Universidade Federal do Paraná - UFPR - PPGADM
3 - Giovani Cruzara
Universidade Federal do Paraná - UFPR - Departamento de Administração Geral e Aplicada - UFPR
4 - Júlia Mitsue Vieira Cruz Kumasaka
Universidade Federal do Paraná - UFPR - PPGADM

Reumo

Objetivo do estudo
Este relato técnico-científico teve como objetivo analisar a abertura de um novo canal de venda diante do planejamento estratégico e do contexto competitivo de uma empresa estabelecida na cidade de Cascavel, no Paraná.
Relevância/originalidade
Este artigo possui sua relevância na aplicação prática de ferramentas estratégicas a microempreendedores que possuem como objetivo aumentarem os lucros utilizando-se de canais de venda.
Metodologia/abordagem
O método se baseou no estudo de caso único qualitativo e de natureza descritiva-explicativa, com entrevistas com o gestor. Acompanhou-se e auxiliou-se a implantação de um novo canal de venda derivada do planejamento estratégico da empresa, cujo desenvolvimento se baseou no uso de ferramentas de diagnóstico, como análise SWOT, e de análise de cenário.
Principais resultados
Como resultado, entende-se que a empresa está ciente dos seus pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades presentes no mercado e que poderão ser aproveitadas e das ameaças que deverão ser tratadas com cautela. Ainda que não esteja formalizado e registrado em um único documento escrito, o processo de planejamento estratégico foi conduzido e está acessível ao gestor para a definição dos cursos de ação da empresa.
Contribuições teóricas/metodológicas
Fez-se a análise dos cenários possíveis elencando os principais fatores de macrotendências, bem como se executou a análise do posicionamento estratégico da empresa em face às pressões das cinco forças competitivas, além do diagnóstico e análise SWOT dos fatores internos e externos à organização, positivos e negativos, que pudessem ter impacto nas atividades.
Contribuições sociais/para a gestão
Sob o ponto de vista prático, este trabalho colaborou para auxiliar o gestor a compreender as análises e os benefícios que as ferramentas estratégicas possibilitam quando adotadas.

Abstract

Study goals
This technical-scientific report aimed to analyze the opening of a new sales channel in view of the strategic planning and the competitive context of a company established in the city of Cascavel, in Paraná.
Relevance / originality
This article has its relevance in the practical application of strategic tools to micro-entrepreneurs who aim to increase profits using sales channels.
Methodology / approach
The method was based on a single qualitative and descriptive-explanatory case study, with interviews with the manager. The implementation of a new sales channel derived from the company's strategic planning was monitored and assisted, whose development was based on the use of diagnostic tools, such as SWOT analysis, and scenario analysis.
Main results
As a result, it is understood that the company is aware of its strengths and weaknesses, as well as the opportunities present in the market that can be taken advantage of and the threats that must be treated with caution. Although it is not formalized and registered in a single written document, the strategic planning process was conducted and is accessible to the manager for the definition of the company's courses of action.
Theoretical / methodological contributions
The analysis of possible scenarios was carried out, listing the main factors of macro trends, as well as the analysis of the strategic positioning of the company in the face of the pressures of the five competitive forces, in addition to the diagnosis and SWOT analysis of factors internal and external to the organization, positive and negative, that could have an impact on activities.
Social / management contributions
From a practical point of view, this work collaborated to help the manager to understand the analyzes and the benefits that the strategic tools allow when adopted.