Objetivo do estudo
Propor ações de marketing digital para o aumento do engajamento dos fornecedores de resíduos sólidos recicláveis com os catadores da ARAL, tendo em vista o aumento da produção da associação.
Relevância/originalidade
O trabalho mostra a possibilidade de aplicação prática dos conceitos de marketing digital em empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, situados em contextos de escassez de recursos.
Metodologia/abordagem
Foi adotada a abordagem qualitativa. A pesquisa foi do tipo aplicada, com entrevista não estruturada e análise de conteúdo, sistematizando as informações em quadros, para facilitar a compreensão dos resultados.
Principais resultados
A pesquisa demonstrou que, com medidas de baixo custo, é possível utilizar o marketing digital como ferramenta estratégica para melhorar a imagem da organização e gerar maiores rendimentos aos catadores de materiais recicláveis.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teoria é a aplicabilidade da teoria de marketing digital a casos de complexos e de pouco recurso. O estudo pode ser aplicado em outros empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, bem como organizações da economia solidaria com características semelhantes.
Contribuições sociais/para a gestão
A contribuição social é ampla, pois a prática pode ser adotada por outras organizações e gerar ganhos.A pesquisa demonstrou que mesmo em um ambiente de recursos escassos, vale a aplicação das ferramentas do marketing digital com objetivo de aumentar o desempenho organizacional e a melhoria dos ganhos individuais.