Resumo

Título do Artigo

MARKETING DIGITAL PARA EMPREENDIMENTOS SOCIAIS – APLICAÇÃO CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Marketing

Autores

Nome
1 - Pedro Victor de Santi
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Rosana Maria Vieira Cayres
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - Prédio D
3 - Júlio Araujo Carneiro Cunha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
Propor ações de marketing digital para o aumento do engajamento dos fornecedores de resíduos sólidos recicláveis com os catadores da ARAL, tendo em vista o aumento da produção da associação.
Relevância/originalidade
O trabalho mostra a possibilidade de aplicação prática dos conceitos de marketing digital em empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, situados em contextos de escassez de recursos.
Metodologia/abordagem
Foi adotada a abordagem qualitativa. A pesquisa foi do tipo aplicada, com entrevista não estruturada e análise de conteúdo, sistematizando as informações em quadros, para facilitar a compreensão dos resultados.
Principais resultados
A pesquisa demonstrou que, com medidas de baixo custo, é possível utilizar o marketing digital como ferramenta estratégica para melhorar a imagem da organização e gerar maiores rendimentos aos catadores de materiais recicláveis.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teoria é a aplicabilidade da teoria de marketing digital a casos de complexos e de pouco recurso. O estudo pode ser aplicado em outros empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, bem como organizações da economia solidaria com características semelhantes.
Contribuições sociais/para a gestão
A contribuição social é ampla, pois a prática pode ser adotada por outras organizações e gerar ganhos.A pesquisa demonstrou que mesmo em um ambiente de recursos escassos, vale a aplicação das ferramentas do marketing digital com objetivo de aumentar o desempenho organizacional e a melhoria dos ganhos individuais.

Abstract

Study goals
Propose digital marketing actions to increase the engagement of recyclable solid waste suppliers with ARAL collecotrs, with a goal to increase the association's production.
Relevance / originality
The work shows the practical application of the concepts of digital marketing in enterprises of collectors of recyclable materials, in money less contexts.
Methodology / approach
The research adopted the qualitative approach. The research type was applied, with unstructured interviews and content analysis, the information was systematized in tables, to understand of the results.
Main results
Research has shown with low-cost measures it is possible to use digital marketing as a strategic tool to improve the organization's image and generate greater income for recyclable material collectors.
Theoretical / methodological contributions
Theory contribution is the applicability of digital marketing theory to complex and money less cases. The study can be applied in other enterprises of recyclable material collectors, as well as solidary economy organizations with similar characteristics.
Social / management contributions
The social contribution is broad, as the practice can be adopted by other organizations and generate wealth. The research showed that even in a money less environment, it is possible to apply digital marketing tools in order to increase organizational performance and improve individual earnings.