Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE PROJETOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO ELETRÔNICO NA UFRN E NO IFRN
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Projetos no Setor Público e no Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - Thales da Costa Lago Alves
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Central
2 - THIAGO DE OLIVEIRA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN -
3 - André Morais Gurgel
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN -

Reumo

Objetivo do estudo
Objetiva apresentar e compreender como foram desenvolvidos os projetos de implantação do processo eletrônico na UFRN e no IFRN.
Relevância/originalidade
O presente trabalho adquire relevância por vislumbrar proporcionar contribuições à área de gestão de projetos, em especial, à aplicação deste recurso no universo da administração pública. De acordo com o levantamento bibliográfico aferido nesta pesquisa acerca da área de gestão de projetos no âmbito público, há uma certa escassez de pesquisas que tratem da GP em instituições públicas de ensino.
Metodologia/abordagem
A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa, a partir de um estudo multicaso envolvendo a implantação da ferramenta nas duas instituições. Os instrumentos de coleta de dados consistem em documentos normativos referentes à implantação do processo eletrônico na administração pública e a realização de entrevistas semiestruturadas centradas nas práticas de gestão de projetos dispostas na literatura, tendo como sujeitos os gestores que estiveram à frente da implementação dos projetos em suas respectivas unidades. A análise do corpus textual das entrevistas, auxiliada pelo software IRAMUTEQ, possibilitou a criação de quatro classes: Produto, Integração, Práticas em Gestão de Projetos e Conformidade.
Principais resultados
As duas instituições conduziram seus projetos de implantação do processo eletrônico de forma equivalente em vários aspectos e tiveram suas peculiaridades em outros pontos. É lícito afirmar que torna-se imperativa a necessidade de adoção de um setor que gerencie e dê suporte aos projetos das instituições (escritório de projetos), a exemplo da UFRN, dada a dimensão e representatividade do instituto.
Contribuições teóricas/metodológicas
Da perspectiva teórica, a pesquisa coloca-se como contribuição para preenchimento de uma lacuna no que tange estudos multicasos sobre a implantação do processo eletrônico no Brasil e enriquecimento da literatura sobre a gestão de projetos no setor público.
Contribuições sociais/para a gestão
Dentre as contribuições que esta pesquisa proporcionou, temos, do ponto de vista prático para a área da Gestão de Projetos, a identificação de práticas e ações que possam favorecer o desenvolvimento e a implantação de novos recursos tecnológicos aos processos da administração pública, a exemplo do protocolo eletrônico.

Abstract

Study goals
It aims to present and understand how the electronic process implementation projects were developed at UFRN and IFRN.
Relevance / originality
The present work is relevant, as it aims to provide contributions to the area of project management, in particular, for the application of this resource in the universe of public administration. According to the bibliographic survey obtained in this research on the area of project management in the public sphere, there is a certain lack of research dealing with PM in public educational institutions.
Methodology / approach
The research is characterized as descriptive, with a qualitative approach, based on a multiple case study involving the implementation of the tool in both institutions. The data collection instruments consist of normative documents referring to the implementation of the electronic process in public administration and to the conduct of semi-structured interviews, centered on the project management practices provided in the literature, with those responsible for the implementation of the projects in question. their respective units. The analysis of the textual corpus of the interviews, aided by the IRAMUTEQ software, enabled the creation of four classes: Product, Integration, Project Management Practices and Compliance.
Main results
The two institutions conducted their projects to implement the electronic process in an equivalent way in several aspects and had their peculiarities in other points. It is permissible to affirm that the need to adopt a sector that manages and supports the projects of the institutions (project management office) becomes imperative, like the UFRN, given the size and representativeness of the institute.
Theoretical / methodological contributions
From a theoretical perspective, the research is a contribution to fill a gap regarding multicase studies on the implementation of the electronic process in Brazil and enrichment of the literature on project management in the public sector.
Social / management contributions
Among the contributions that this research has provided, we have, from the practical point of view for the Project Management area, the identification of practices and actions that can favor the development and the implantation of new technological resources to the processes of public administration, such as the electronic protocol.