Resumo

Título do Artigo

COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS DE UMA IFES NA REGIÃO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Emerson José da Silva
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Programa de Pós-Graduação em Psicologia
2 - Alessandro Vinicius de Paula
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi/UFMT
3 - rita eliana mazaro
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso -
4 - Andre Baptista Leite
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso -

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo foi identificar/analisar os níveis do comprometimento organizacional dos servidores técnicos administrativos em educação (TAEs) de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) da região Centro-Oeste brasileira.
Relevância/originalidade
Conhecer o perfil dos servidores técnicos administrativos em educação das Instituições Federais de Ensino Superior da região Centro-oeste brasileiro, contribuindo na compreensão e construção da identidade desta categoria de trabalhadores.
Metodologia/abordagem
Uma pesquisa descritiva, exploratória, de natureza quantitativa que utilizou como instrumento de medição a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), ferramenta desenvolvida para aferir os níveis de comprometimentos organizacionais considerando contextos e realidades de organizações brasileiras. Participaram da pesquisa 318 servidores públicos TAEs (20% dos trabalhadores TAEs ativos da instituição).
Principais resultados
A análise dos resultados indicou que os servidores estão comprometidos positivamente com a IFES quanto a identificação com a filosofia e objetivos organizacionais e bom desempenho organizacional. Foi identificado um baixo escore em comprometimento em permanecer e afiliativo, que pode indicar que os servidores não possuem um vínculo afetivo consolidado e também não se sentem pertencentes ao grupo ou como membros da instituição. Os servidores pesquisados ao mesmo tempo que buscam uma carreira sólida, preferem construí-las solitariamente, sem vínculos emocionais.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta pesquisa amplia os estudos sobre a QVT e comprometimento organizacional no serviço público, contribuindo para a compreensão e o reconhecimento da importância do cargo desempenhado pelo servidor TAE nas IFES. Conhecer o perfil do comprometimento organizacional dos TAEs é importante para o desenvolvimento de práticas e políticas de gestão de pessoas, que alinhem o bem-estar dos servidores e melhores eficiência/eficácia na prestação do serviço público, além de colaborar com a expansão do tema em diferentes contextos organizacionais públicos brasileiros.
Contribuições sociais/para a gestão
Colabora no desenvolvimento de ações preventivas de Qualidade de Vida no Trabalho bem como o aperfeiçoamento de políticas de gestão de pessoas para a categoria de servidores técnicos-administrativos em educação, trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior..

Abstract

Study goals
The objective of this study was to identify / analyze the levels of organizational commitment of technical administrative staff in education (TAEs) of a Federal Institution of Higher Education (IFES) in the Brazilian Midwest region.
Relevance / originality
To know the profile of the administrative technical servants in education of the Federal Institutions of Higher Education in the Midwest region of Brazil, contributing to the understanding and construction of the identity of this category of workers.
Methodology / approach
A descriptive, exploratory, quantitative research that used the Organizational Commitment Bases Scale (EBACO) as a measuring instrument, a tool developed to measure the levels of organizational commitments considering contexts and realities of Brazilian organizations. 318 TAEs public servants participated in the research (20% of the institution's active TAEs workers).
Main results
The analysis of the results indicated that the employees are positively committed to IFES in terms of identification with the organizational philosophy and objectives and good organizational performance. A low score was identified in commitment to remain and affiliation, which may indicate that the servers do not have a consolidated affective bond and also do not feel they belong to the group or as members of the institution. The employees surveyed while looking for a solid career, prefer to build them alone, without emotional ties.
Theoretical / methodological contributions
This research expands the studies on QWL and organizational commitment in the public service, contributing to the understanding and recognition of the importance of the position held by the TAE server in the IFES. Knowing the profile of TAEs' organizational commitment is important for the development of people management practices and policies, which align the well-being of employees and better efficiency / effectiveness in the provision of public service, in addition to collaborating with the expansion of the theme in different Brazilian public organizational contexts.
Social / management contributions
It collaborates in the development of preventive actions for Quality of Life at Work as well as the improvement of people management policies for the category of technical-administrative civil servants in education, workers of Federal Institutions of Higher Education.