Resumo

Título do Artigo

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE NOVOS MERCADOS COMO ELEMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA DA FUNDAÇÃO SÃO FRANCISCO XAVIER
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Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Antônio Lourenço Júnior
-
2 - Christiane de Miranda e Silva Correia
UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais - Faculdade de Políticas Públicas
3 - Cláudia Márcia Moreira
Universidade Federal de Minas Gerais - Administração

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do processo de avaliação de novos mercados como elementos da Gestão Estratégica foi buscar uma referência sobre como se comportam os mercados e quais as capacidades subjacentes aos mesmos. O pleno entendimento da influência tanto das fontes de recursos e capacidades disponíveis assim como o modelo das Cinco Forças e seus desdobramentos pode ser vantagem competitiva e posicionamento para determinadas organizações, principalmente para aquelas que possuem a pretensão de acessar novos mercados. Questões importantes foram lançadas para dimensionar o mercado e buscar características socioeconômicas, levantar hipóteses acerca dos números se são substanciais e rentáveis o suficiente para comportar mais um novo entrante, a possibilidade do mercado aceitar produtos diferenciados.
Relevância/originalidade
O trabalho se mostra relevante por ser aplicado em uma instituição presente em várias regiões no país e por ser o setor de filantropia em saúde suplementar. Na ausência de uma metodologia específica para esta reflexão, foi concebido um modelo de análise em que cada unidade de negócios avaliaria o seu mercado e suas capacidades atuais e outros mercados pretendidos assim como suas capacidades para atuar nos mesmos.
Metodologia/abordagem
Este artigo utiliza a metodologia de estudo de caso para descrever o processo de avaliação de novos mercados na Gestão Estratégica da Fundação São Francisco Xavier (FSFX).
Principais resultados
Ao final das análises, pode-se comprovar que para acessar dois novos mercados por parte de duas superintendências, o ideal é fortalecer e aproveitar o mercado de atuação.
Contribuições teóricas/metodológicas
não há.
Contribuições sociais/para a gestão
não há.

Abstract

Study goals
The objective of the process of evaluating new markets as elements of Strategic Management was to seek a reference on how the markets behave and what are the capacities underlying them. The full understanding of the influence of both the sources of resources and available capacities as well as the Five Forces model and its consequences can be a competitive advantage and positioning for certain organizations, especially for those who intend to access new markets. Important questions were raised to size the market and seek socioeconomic characteristics, raise hypotheses about the numbers if they are substantial and profitable enough to accommodate yet another new entrant, the possibility of the market accepting differentiated products.
Relevance / originality
The work is relevant for being applied in an institution present in several regions in the country and for being the sector of philanthropy in supplementary health. In the absence of a specific methodology for this reflection, an analysis model was conceived in which each business unit would evaluate its market and its current capacities and other intended markets, as well as its capacities to act in them.
Methodology / approach
This article uses the case study methodology to describe the process of evaluating new markets in the Strategic Management of Fundação São Francisco Xavier (FSFX).
Main results
At the end of the analysis, it can be proved that in order to access two new markets by two superintendencies, the ideal is to strengthen and take advantage of the operating market.
Theoretical / methodological contributions
None.
Social / management contributions
None.