Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS VANTAGENS E BENEFÍCIOS ENTRE SER UM FRANQUEADO E O NEGÓCIO INDEPENDENTE
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Tema

Estratégia e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Daniela Cabral Zago
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Íris Freitas Souza
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Andressa Santos da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vila Maria

Reumo

Resumo
O empreendedor, ao decidir abrir um novo negócio, passa pelo dilema de escolher se prefere abrir uma franquia ou um negócio independente, sem o suporte de um sistema pré-estabelecido como as franquias oferecem. Novos modelos se difundem no mercado e os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados sobre os produtos que consomem. Portanto, a entrada de novos empreendedores pode tornar-se difícil no início do negócio, diante da tomada de decisões nas estratégias corporativas, vantagens custo-benefício e riscos do aprendizado. O objetivo desse trabalho é levantar as vantagens e benefícios de ser um franqueado em paralelo ao negócio independente. Levantaram-se dados bibliográficos sobre benefícios que um franqueado tem e também vantagens de abrir um negócio próprio. Os dois caminhos podem levar a resultados positivos, mas é preciso comparar as situações, estudar a área que o empreendedor irá atuar e estratégias do plano de negócio, buscando fatores relevantes na tomada de decisão. Foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo de grade fechada. Algumas categorias foram levantadas na literatura e analisadas sob as duas questões abordadas. Os resultados apresentam uma análise comparativa das seguintes categorias: marca; produto; treinamento; o negócio; publicidade e promoção; suprimento; localização; resolução de problemas; propriedade; padrões operacionais; empregabilidade; expansão e internacionalização. Como contribuição, apresenta-se uma relação de benefícios comparativos para franquia versus negócio independente. Espera-se que essa relação possa auxiliar empreendedores a refletirem sobre qual a melhor opção ao decidir abrir um novo negócio.

Abstract

Abstract
When deciding to open a new business, the entrepreneur faces the dilemma of choosing whether to open a franchise or an independent business, without the support of a pre-established system as franchises offer. New models are spreading on the market and consumers are increasingly demanding and well informed about the products they consume. Therefore, the entry of new entrepreneurs can become difficult at the beginning of the business, given the decision-making in corporate strategies, cost-benefit advantages and risks of learning. The objective of this work is to raise the advantages and benefits of being a franchisee in parallel to the independent business. Bibliographic data were collected on the benefits that a franchisee has and also the advantages of opening a business. Both paths can lead to positive results, but it is necessary to compare the situations, study the area in which the entrepreneur will work and business plan strategies, looking for relevant factors in decision making. The closed-grid content analysis methodology was used. Some categories were raised in the literature and analyzed under the two issues addressed. The results present a comparative analysis of the following categories: brand; product; training; the business; advertising and promotion; supply; location; Problem solving; property; operational standards; employability; expansion and internationalization. As a contribution, a list of comparative benefits for franchise versus independent business is presented. It is hoped that this relationship can help entrepreneurs to reflect on what is the best option when deciding to open a new business.