Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL: UM ALINHAMENTO POSSÍVEL
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Tema

Inovação em Serviços

Autores

Nome
1 - Patricia Esther Fendrich Magri
UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville - Bom Retiro
2 - Sandra Aparecida Furlan
UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville -
3 - MARCELO LEANDRO DE BORBA
UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville - Joinville
4 - Selma Cristina Franco
UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville - Programa de pós graduação em saúde e meio ambiente

Reumo

Objetivo do estudo
A formação de profissionais de saúde ocorre em instituições educacionais e dentre elas as de ensino superior que devem estar articuladas ao serviço público de saúde. Essa articulação denomina-se integração ensino e serviço, está prevista nas políticas de saúde e educacionais e objetivam a formação de acordo com os princípios do SUS. Um dos princípios é a integralidade, que preconiza o atendimento às pessoas, com ações integradas e colaborativas, que possam promover e recuperar a saúde e prevenir a doença. Para tanto, se faz necessário que o modelo de formação e atendimento seja integrado e colaborativo. Isso é o que propõe a Educação Interprofissional (EIP). A integração e colaboração precisam ser (re)aprendidas, e neste cenário estão duas instituições, uma educacional e outra de serviços de saúde, geridas e ancoradas por políticas públicas e finalidades distintas, porém com compromissos que se complementam. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi estudar os conceitos e processos da Gestão do Conhecimento (GC) e alinhá-los aos da EIP, com vistas à uma futura integração entre o ensino e os serviços em saúde, que possa promover a formação de melhores profissionais de saúde e a melhoria da qualidade na atenção à saúde das pessoas. A proposta deste alinhamento estabelece um fluxo de conhecimento para que a EIP seja implementada na formação, articulados e integrados aos serviços públicos de saúde.
Relevância/originalidade
Para que a integração ensino e serviço ocorra, e que neste contexto a EIP seja a facilitadora no processo de formação de profissionais qualificados para atuar em equipes interprofissionais, se faz necessário que a gestão pública de saúde e as instituições formadoras estabeleçam um fluxo de conhecimentos de maneira que as políticas públicas de ensino e saúde sejam contempladas em todo processo. Neste contexto, o alinhamento dos conceitos de GC e EIP buscaram estabelecer um fluxo de conhecimento para que a EIP seja implementada nos processos de formação de novos profissionais, articulados e integrados aos serviços públicos de saúde. A tarefa se apresentou como desafiadora, pois os conceitos e processos da GC são adotados no contexto empresarial, e transpor para um cenário educacional e de integração entre duas instituições com finalidades diferentes se caracteriza como inovador! A GC é um tema ancorado na área considerada “dura” do conhecimento, as engenharias, enquanto a EIP tem seu referencial nas ciências da saúde e humanas. Sendo assim, este estudo exigiu um exercício mental flexível para poder transitar nos dois campos do conhecimento, alinhar os conceitos e apresentá-los.
Metodologia/abordagem
A metodologia utilizada tem raízes no método estruturalista, pois parte da investigação de um fenômeno concreto, eleva-se, a seguir, ao nível abstrato, que represente o objeto de estudo, retornando, por fim, ao concreto. O método estruturalista caminha do concreto para o abstrato, e vice-versa, dispondo, na segunda etapa, de um modelo para analisar a realidade concreta dos diversos fenômenos (MARCONI; LAKATOS, 2007, p. 295). O estudo partiu da GC e EIP em saúde e seguiu com as reflexões que permitiram alinhar as interações teóricas e as relações existentes entre a criação, sistematização e disseminação do conhecimento, nos ambientes de ensino e serviço em saúde, que pudessem evidenciar a EIP como articuladora dessa integração. Foi proposto um modelo, representado por meio de figuras, nas quais se apresentam o fluxo do conhecimento presente nos determinantes que influenciam a EIP em saúde. As figuras buscam evidenciar a necessidade de articulação interna (entre os componentes) e externa (entre os determinantes), para que os processos de GC, que incluem a criação, sistematização e disseminação do conhecimento, possam ocorrer nos ambientes de formação e assistência, e ser um elo de integração entre eles.
Principais resultados
Os resultados apontam para o alinhamento dos conceitos da GC e da EIP. A partir deste alinhamento, foram construídos modelos, representados por imagens que identificam o fluxo de conhecimento necessário para integração ensino e serviços em saúde fundamentados na EIP. Todo processo de EIP se inicia pela identificação de determinantes macro, meso e micro que influenciam o processo de EIP e definem o percurso para os estudantes serem inseridos na rede pública de saúde. Nesse contexto, é muito importante realizar a gestão desses conhecimentos, de maneira que as pessoas responsáveis por inserir e receber os estudantes nos cenários de prática tenham ciência do processo e dos objetivos, e se sintam parte desse contexto. É importante também, definir as formas de compartilhamento das produções, que podem ser específicas de cada um dos sistemas ou determinantes e outras que precisam ser construídas coletivamente. Para tanto, faz-se necessário que, por meio da GC, haja interação ou feedback entre os determinantes macro, meso e micro. Com essa interação ou feedback, os dados e as informações podem ser compartilhados e apreendidos pelas pessoas, e serem convertidos em conhecimentos tácitos e/ou explícitos que, além de potencializar os resultados de EIP na atenção à saúde, contribuirão para valorização dos atores no processo. A interação ou o feedback entre os determinantes tem papel fundamental nos resultados que poderão ser alcançados, seja na formação da força de trabalho atual ou futura, no reconhecimento das ações de todos os envolvidos, seja nos resultados na atenção à saúde.
Contribuições teóricas/metodológicas
Diante dos conceitos estudados e alinhados, o conceito de GC aplicado à integração ensino-serviço em saúde adotado neste estudo compreende: agir de forma intencional e inteligente, por meio de processos de criação, organização, registros e disseminação do conhecimento, para tomadas de decisões compartilhadas que contribuirão para mudanças de padrões atuais de atuação, garantindo formação de profissionais que saibam atuar em equipes interprofissionais, de forma colaborativa, e para que melhores resultados na atenção à saúde sejam, consequentemente, obtidos. O pressuposto é de que a EIP potencialize o elo entre as instituições, e que o conhecimento que permeia essa integração (seja no contexto operacional [aquele que permite que os estudantes estejam nos cenários de prática de acordo com as regras e documentação exigida pelas duas instituições], seja no contexto do cenário de prática [que incluem os saberes acadêmicos, profissionais e da comunidade]) possa ser criado, compartilhado, armazenado, desenvolvido e utilizado com qualidade. Espera-se, assim, que se alcance a formação de profissionais que saibam atuar em equipes interprofissionais, de forma colaborativa, tanto quanto melhores resultados na atenção à saúde possam ser entregues à população. Sendo assim, para que a GC tenha espaço na integração ensino e serviços em saúde, e que essa prática seja fundamentado na EIP, é importante compreender como se dá o fluxo do conhecimento nas diferentes instâncias (legais, operacionais e dos saberes acadêmicos, profissionais e da comunidade), para implementação das ações nas duas instituições.
Contribuições sociais/para a gestão
Com este estudo, conclui-se que é necessário que se estabeleça a interação, o fluxo do conhecimento e o feedback entre os macro, meso e microdeterminantes que influenciam diretamente a EIP. As boas práticas da GC se constituem em possibilidades para o avanço desta interação e consequentemente para criação, organização, registros e disseminação do conhecimento, capazes de gerar boas práticas na integração entre o ensino e os serviços em saúde, tanto quanto em EIP e práticas colaborativas. A integração ensino e serviço traz a realidade para o espaço de formação e contribui para aquisição de competências profissionais com o senso crítico que esta aproximação propicia. É na integração ensino e serviço que estão os diferentes atores que participam da produção social da saúde (profissionais, usuários e comunidade), bem como os professores, preceptores e estudantes, os quais também interferem na realidade e produzem conhecimento.

Abstract

Study goals
The training of health professionals takes place in educational institutions and, among them, universities must be linked to the public health service. This articulation is called teaching and service integration and it is being applied in health and educational policies with the aim of teaching in accordance with SUS principles. One of the principles is comprehensiveness, which calls for service to people, with integrated and collaborative actions, which can promote and restore health and prevent disease. Therefore, it is necessary that the training and service model are integrated and collaborative. This is what Interprofessional Education (IEP) offers. Integration and collaboration need to be (re) learned, and in this scenario there are two institutions, one educational and the other of health services, managed and anchored by public policies and different purposes, but with complementing commitments. In this sense, the objective of this work was to study the concepts and processes of Knowledge Management (KM) and link them to the IEP, with a view to a future integration between educational institutions and health services, which can promote the training of the best health professionals and improve the quality of people's health care. The proposal of this alignment establish the flow of knowledge in order to IEP to be implemented in training, articulated and integrated with public health services.
Relevance / originality
In order to the integration of teaching and service to take place, and also to IEP to be the facilitator in the process of training qualified professionals to work in interprofessional teams, it is necessary that public health management and training institutions establish a flow of knowledge in a way that public education and health policies are contemplated in the whole process. In this context, the alignment of the concepts of KM and IPE sought to establish a flow of knowledge so that IPE is implemented in the training processes of new professionals, articulated and integrated with public health services. The task presented itself as challenging, since the concepts and processes of KM are adopted in the business context, and transposing it to an educational and integration scenario between two institutions with different purposes is characterized as innovative. KM is a theme anchored in the area considered “hard” of knowledge, engineering, while IEP has its reference in the health and human sciences. Therefore, this study required a flexible mental exercise to be able to move through the two fields of knowledge, align the concepts and present them.
Methodology / approach
The methodology used is rooted in the structuralist method since it is part of the investigation of a concrete phenomenon, then rises to the abstract level, which represents the object of study, returning finally to the concrete. The structuralist method moves from the concrete to the abstract, and vice versa, having in the second stage, a model to analyze the concrete reality of the various phenomena (MARCONI; LAKATOS, 2007, p. 295). The study started from the KM and IEP in health and followed with the reflections that allowed to align the theoretical interactions and the existing relations between the creation, systematization and dissemination of knowledge, in the teaching and health service environments, that could demonstrate IPE as an articulator this integration. A model was proposed, represented by figures, in which the flow of knowledge is present in the determinants that influence IPE in health. The figures seek to highlight the need for internal (between the components) and external (among the determinants) articulation, so that the KM processes, which include the creation, systematization and dissemination of knowledge, can occur in the training and assistance environments, and be an integration link between them.
Main results
The results point to the alignment of the concepts of KM and IPE From this alignment, models were constructed, represented by images that identify the flow of knowledge necessary for integrating teaching and health services based on IPE Every EIP process begins with the identification of macro, meso and micro determinants that influence the EIP process and define the path for students to be inserted in the public health network In this context, it is very important to manage this knowledge, so that the people responsible for inserting and receiving students in practice scenarios are aware of the process and objectives, and feel part of that context It is also important to define the forms of sharing of productions, which can be specific to each of the systems or determinants and others that need to be built collectively Therefore, it is necessary that, through KM, there is interaction or feedback between the macro, meso and micro determinants With this interaction or feedback, data and information can be shared and apprehended by people, and be converted into tacit and / or explicit knowledge that, in addition to enhancing the results of IPE in health care, will contribute to the valorization of actors in the process The interaction or feedback between the determinants has a fundamental role in the results that can be achieved, either in the formation of the current or future workforce, in the recognition of the actions of all those involved, or in the results in health care.
Theoretical / methodological contributions
Given the studied and aligned concepts, the idea of KM applied to the teaching-service integration in health adopted in this study comprises: acting intentionally and intelligently, through processes of creation, organization, records and dissemination of knowledge. Decision making shared actions contribute to changes in current performance standards, ensuring the training of professionals who know how to work in interprofessional teams, in a collaborative way, and so that better results in health care are consequently obtained. The assumption is that the IEP enhances the link between the institutions, and that the knowledge that permeates this integration (whether in the operational context [the one that allows students to be in the practice scenarios according to the rules and documentation required by the two institutions ], or in the context of the practice scenario [which includes academic, professional and community knowledge]) can be created, shared, stored, developed and used with quality. Thus, it is expected that the training of professionals who know how to work in interprofessional teams will be achieved in a collaborative way, as far as better results in health care can be delivered to the population. Therefore, for the KM to have space in the integration of teaching and health services, and for this practice to be based on the IEP, it is important to understand how the flow of knowledge occurs in different instances (legal, operational and academic, professional and community), to implement the actions in the two institutions.
Social / management contributions
With this article, it is concluded that it is necessary to establish the interaction, the flow of knowledge and the feedback between the macro, meso and microdeterminants that influence IPE directly. The good practices of KM constitute possibilities for the advancement of this interaction and, consequently, for the creation, organization, records and dissemination of knowledge, capable of generating good practices in the integration between teaching and health services, as well as in IPE and collaborative practices. . The integration of teaching and service brings reality to the training space and contributes to the acquisition of professional skills with the critical sense that this approach provides. There are the different actors who participate in the social production of health (professionals, users and the community), as well as teachers, tutors and students, who also interfere in reality and produce knowledge.