Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA CONSTRUTIVISTA MULTICRITÉRIO PARA PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE UMA EMPRESA STARTUP NO MERCADO DE SOFTWARE
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Gestão de Portfólio

Autores

Nome
1 - Pedro Martins Ferreira Arantes
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianópolis
2 - Sandra Rolim Ensslin
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC -

Reumo

Objetivo do estudo
Esta pesquisa objetivou construir um modelo de Avaliação de Desempenho para priorizar projetos, na área de preocupação ‘Gestão do Conhecimento’, em uma empresa startup, atuante no mercado de softwares, norteado pela abordagem Construtivista.
Relevância/originalidade
A influência dos stakeholders e a limitação da área de projetos, assim como a administração de recursos, tornam o processo decisório de selecionar projetos em uma tarefa complexa para muitas organizações (Yeo, 2003; De Reyck et al., 2005). Essa realidade também ocorre na empresa foco do estudo, portanto esse trabalho torna-se essencial já que desenvolve um Modelo de Apoio à Decisão para orientar o Coordenador/Gerente da Área de Projetos em suas escolhas. Com o modelo construído, o Coordenador será capaz de selecionar todos os futuros projetos da empresa baseado em uma sistemática que considera seus valores e preferências diante dos critérios previamente selecionados (Ensslin, Giffhorn, Ensslin, Petri, & Vianna, 2010). A construção desse conhecimento, perante um ambiente incerto e complexo, posiciona a empresa como uma das poucas que utiliza um processo sistemático para selecionar projetos (Bessant, Von Stamm, & Moeslein, 2011). Reforçando o estudo de Bessant et al. (2011), Hudson, Smart, & Bourne (2001) citam que há poucos trabalhos realizados para a Avaliação de Desempenho em pequenas e médias empresas. O fato de poucas empresas possuírem uma sistemática para selecionar projetos reflete uma carência de estudos sobre o Gerenciamento de Portfólio de Projetos especialmente norteada por uma perspectiva de apoio à decisão Construtivista
Metodologia/abordagem
Pela evidenciação de quais indicadores o Coordenador/gerente da área de projetos avaliará e priorizará os projetos, a empresa possuirá um instrumento para justificar aos stakeholders por que determinado projeto foi selecionado em detrimento de outro. A literatura aponta para carência de trabalhos investigativos sobre metodologias que auxiliem na composição de Portfólios influenciadas pelas características pessoais do gerente de Projetos e pelo perfil da organização. Assim, escolheu-se a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista. Seis entrevistas semiestruturadas foram feitas na empresa com o Coordenador, foram gravadas e ouvidas por um dos autores para captar as percepções do significado contextual das palavras.
Principais resultados
Os resultados prévios foram conferidos pelo segundo autor e legitimados pelo Coordenador/Gerente da área de projetos. Com isso, foram construídos quatorze indicadores (critérios) que influenciaram o Coordenador no momento de priorizar os Projetos. A validade do modelo foi testada com a avaliação de três Projetos, que resultaram no seguinte ranking: Projeto 1, com 61 pontos; Projeto 2, com 33; e Projeto 3, com 6 pontos. Na sequência, demonstrou-se um processo de como os stakeholders poderiam fazer uso das informações e avaliação obtidas e agir para alinhar seu projeto e, consequentemente, tê-lo priorizado. Argumenta-se que o modelo Construtivista é robusto e está em consonância com a literatura, destacando que, cada vez mais, os fatores sociais são determinantes na hora de selecionar e priorizar projetos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Por meio de um Estudo de Caso, este trabalho possui relevante contribuição acadêmica e ainda norteia outras empresas a aplicarem essa abordagem, já que a literatura específica não esgota o assunto.
Contribuições sociais/para a gestão
O modelo final ilustra claramente ao Coordenador da Área de Projetos e aos stakeholders quais e como os critérios da Área de Preocupação de Gestão do Conhecimento influenciam na priorização e seleção de projetos. Portanto, a contribuição prática deste estudo consiste na possibilidade do decisor identificar os projetos com melhores desempenhos e como a seleção dos projetos é impactada pelas suas decisões.

Abstract

Study goals
This research aimed to build a Performance Evaluation Model to prioritize projects, in the concerned area of “Knowledge Management”, in a startup company, which is in the software market, guided by a constructivist approach.
Relevance / originality
The stakeholders’ influence and the limited area of projects, as well as resource management, make the selecting projects decision process a complex task for many organizations (Yeo, 2003; De Reyck et al., 2005). This is also a reality in the company of this study, therefore this is essential paper, considering that it develops a Decision Making Support Model to guide a Coordinator/Manager of the Project Area in his choices. After this model is built, the Coordinator will be able to select all future projects of the company based on a systematic process that takes into consideration his values and preferences previously selected (Ensslin, Giffhorn, Ensslin, Petri, & Vianna, 2010). The development of this knowledge, in an uncertain and complex environment, places the company as one of the few which uses a systematic process to select projects (Bessant, Von Stamm, & Moeslein, 2011). Reinforcing the study of Bessant et al. (2011) Hudson, Smart, & Bourne (2001) cite that there are few papers written to Evaluate the Performance in small and medium businesses. The fact that few companies have a systematic process to select projects shows a lack of study about Project Portfolio Management, especially based on a supporting perspective for a Constructivist Decision Making.
Methodology / approach
By showing which indicators the Coordinator/Manager of the project area will evaluate and prioritize the projects, the company will have a tool to justify to stakeholders why one project was selected instead of another. The literature has a lack of investigative research about methodologies that help with the Portfolio composition influenced by the Project Manager’s personal characteristics and by the organization profile. Thus, the Methodology of Multicriteria Decision Support - Constructivist (MCDA-C) was chosen. Six interviews semi-structured were done at the company with the Coordinator, the interviews were recorded and heard by one of the authors to capture the perceptions of the words and their meaning in the context.
Main results
The preliminary results were checked by the second author and confirmed by the manager. As a result, fourteen criteria were built which influenced the manager at the moment of prioritizing the projects. The solidity of the model was tested with the evaluation of three projects, which had the following ranking: Project 1, with 60 points, Project 2, with 33 points; and Project 3, with 6 points. After that, there was a process shown on how the stakeholders could use the information and evaluation obtained to act on their projects and consequently prioritize it. It is discussed that the Constructivist Model is robust and it is in consonance with the literature, highlighting that the social factors are determinant when selecting and prioritizing projects.
Theoretical / methodological contributions
Through a Case Study, this paper has a relevant academic contribution and helps other companies to apply this approach, once the specialized literature doesn’t grasp all this topic.
Social / management contributions
The final model illustrates clearly to the Coordinator of the Project Area and the Stakeholders which and how the criteria of the Knowledge Management concerned area influences on the prioritization and selection of projects. Therefore, the practical contribution of this study consists of the possibility of the decision-maker to identify the projects with the best performances and how the project selection is impacted by their decisions.