Objetivo do estudo
Esta pesquisa objetivou construir um modelo de Avaliação de Desempenho para priorizar projetos, na área de preocupação ‘Gestão do Conhecimento’, em uma empresa startup, atuante no mercado de softwares, norteado pela abordagem Construtivista.
Relevância/originalidade
A influência dos stakeholders e a limitação da área de projetos, assim como a administração de recursos, tornam o processo decisório de selecionar projetos em uma tarefa complexa para muitas organizações (Yeo, 2003; De Reyck et al., 2005). Essa realidade também ocorre na empresa foco do estudo, portanto esse trabalho torna-se essencial já que desenvolve um Modelo de Apoio à Decisão para orientar o Coordenador/Gerente da Área de Projetos em suas escolhas. Com o modelo construído, o Coordenador será capaz de selecionar todos os futuros projetos da empresa baseado em uma sistemática que considera seus valores e preferências diante dos critérios previamente selecionados (Ensslin, Giffhorn, Ensslin, Petri, & Vianna, 2010). A construção desse conhecimento, perante um ambiente incerto e complexo, posiciona a empresa como uma das poucas que utiliza um processo sistemático para selecionar projetos (Bessant, Von Stamm, & Moeslein, 2011). Reforçando o estudo de Bessant et al. (2011), Hudson, Smart, & Bourne (2001) citam que há poucos trabalhos realizados para a Avaliação de Desempenho em pequenas e médias empresas. O fato de poucas empresas possuírem uma sistemática para selecionar projetos reflete uma carência de estudos sobre o Gerenciamento de Portfólio de Projetos especialmente norteada por uma perspectiva de apoio à decisão Construtivista
Metodologia/abordagem
Pela evidenciação de quais indicadores o Coordenador/gerente da área de projetos avaliará e priorizará os projetos, a empresa possuirá um instrumento para justificar aos stakeholders por que determinado projeto foi selecionado em detrimento de outro. A literatura aponta para carência de trabalhos investigativos sobre metodologias que auxiliem na composição de Portfólios influenciadas pelas características pessoais do gerente de Projetos e pelo perfil da organização. Assim, escolheu-se a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista. Seis entrevistas semiestruturadas foram feitas na empresa com o Coordenador, foram gravadas e ouvidas por um dos autores para captar as percepções do significado contextual das palavras.
Principais resultados
Os resultados prévios foram conferidos pelo segundo autor e legitimados pelo Coordenador/Gerente da área de projetos. Com isso, foram construídos quatorze indicadores (critérios) que influenciaram o Coordenador no momento de priorizar os Projetos. A validade do modelo foi testada com a avaliação de três Projetos, que resultaram no seguinte ranking: Projeto 1, com 61 pontos; Projeto 2, com 33; e Projeto 3, com 6 pontos. Na sequência, demonstrou-se um processo de como os stakeholders poderiam fazer uso das informações e avaliação obtidas e agir para alinhar seu projeto e, consequentemente, tê-lo priorizado. Argumenta-se que o modelo Construtivista é robusto e está em consonância com a literatura, destacando que, cada vez mais, os fatores sociais são determinantes na hora de selecionar e priorizar projetos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Por meio de um Estudo de Caso, este trabalho possui relevante contribuição acadêmica e ainda norteia outras empresas a aplicarem essa abordagem, já que a literatura específica não esgota o assunto.
Contribuições sociais/para a gestão
O modelo final ilustra claramente ao Coordenador da Área de Projetos e aos stakeholders quais e como os critérios da Área de Preocupação de Gestão do Conhecimento influenciam na priorização e seleção de projetos. Portanto, a contribuição prática deste estudo consiste na possibilidade do decisor identificar os projetos com melhores desempenhos e como a seleção dos projetos é impactada pelas suas decisões.