Resumo

Título do Artigo

AS INOVAÇÕES NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA DECORRENTES DAS TECNOLOGIAS 4.0
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Tema

As tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 e seus impactos na Engenharia de Produção e na Estratégia e Gestão de Operações

Autores

Nome
1 - Alberto Koda
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PP
2 - Cristiane Drebes Pedron
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é entender quais são as inovações que as tecnologias da Indústria 4.0 trazem para o setor automotivo.
Relevância/originalidade
Com o surgimento da Indústria 4.0, as transformações digitais estão ocorrendo mais rapidamente, trazendo inovações por meio do uso de novas tecnologias como a internet das coisas, o Big Data, a computação em nuvem, os sistemas cyber-físicos e a inteligência artificial. As empresas do setor automotivo, por sua vez, têm buscado utilizar estas tecnologias para melhorar seu desempenho e buscar vantagens competitivas no mercado.
Metodologia/abordagem
Revisão sistemática da literatura
Principais resultados
Os resultados apontam que no setor automotivo as pesquisas destacam as inovações de processo, voltadas à produção, e as inovações organizacionais, voltadas às práticas de negócios e relações externas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo utilizou como método a revisão sistemática de literatura para identificar qual é a literatura existente referente às tecnologias 4.0 e os tipos de inovação originados por estas tecnologias na indústria automotiva, apontando também quais são as lacunas para pesquisas futuras.
Contribuições sociais/para a gestão
Este artigo identificou as tecnologias da Indústria 4.0 mais pesquisadas e quais as inovações geradas por estas tecnologias na indústria automotiva, principalmente as inovações de processos produtivos e das práticas no ambiente organizacional, indicando de que forma as organizações estão buscando utilizar tais tecnologias para se manterem competitivas no mercado.

Abstract

Study goals
This study aims to aims to understand what are the innovations that the technologies of Industry 4.0 bring to the automotive industry.
Relevance / originality
With the emergence of Industry 4.0, digital transformations are happening faster, bringing new technologies such as the Internet of Things (IoT), Big Data, cloud computing (CC), Cyber-physical systems (CPS) and intelligence artificial (AI), which convert in innovations for the society. Automotive companies, in turn, have sought to use these technologies to improve their performance and seek competitive advantages in the market.
Methodology / approach
Systematic Review of the Literature
Main results
The results point to a greater attention in researching process innovations aimed at production, as well as organizational innovations, aimed at businesses practices and external relations.
Theoretical / methodological contributions
This study used as a method the systematic review of the literature to identify what is the existing literature related to the Technologies 4.0 and the types of innovation originated from these technologies in the automotive industry, pointing also what are the gaps for future researches.
Social / management contributions
This paper identified the most researched Industry 4.0 Technologies and what are the innovations generated by these technologies in the automotive industry, mainly the innovations in the production processes and in the organizations' environment practices, indicating how the organizations are using these technologies to remain competitive in the market.