Resumo

Título do Artigo

A Eficiência de um Escritório de Projetos: Análise das melhores práticas
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Projetos no Setor Público e no Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - Clenia De Mattia
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA
2 - Fernanda Emanuelly Lagassi Corrêa
Faculdade de Vila Velha, UNIVILA - Vila Velha
3 - Vitor Santos Corrêa
UFES - Vitória

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do estudo foi analisar, na perspectiva da eficiência, quais elementos fizeram com que o Escritório de Projetos de Santa Catarina - EPROJSC – tenha se sustentado como órgão do governo durante 7 anos, bem como ganhado posição estratégica do governo, apesar da última reforma administrativa e mudanças de governo
Relevância/originalidade
O desafio de pensar e agir com base na Gestão de Projetos é ainda maior na área pública, em virtude de suas diversas peculiaridades, como a influência do vetor político nas decisões, excesso de burocracia, resistência à mudança cultural, dentre outros. Logo, é preciso compreender que a aplicação de modelos pré-formatados requer especial atenção na área pública
Metodologia/abordagem
Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa. A partir desta perspectiva optou-se, como estratégia de pesquisa, pelo estudo de caso. Como fonte de evidencias para coleta de dados, foi feita entrevista e análise documental, além da observação participante.
Principais resultados
Identificamos um total de nove práticas do Escritório de Projetos que permitiu evidenciar sua eficiência e permanência na estrutura governamental, mesmo com as mudanças na gestão política.
Contribuições teóricas/metodológicas
Discutiu-se a eficiência no setor público. Destaca-se que o uso da observação participante foi fundamental para uma descrição detalhada das práticas do Escritório.
Contribuições sociais/para a gestão
A publicação deste artigo, no qual analisa minuciosamente as boas práticas de um escritório de projetos governamental, tem potencial de contribuir para outros escritórios de projetos do setor público.

Abstract

Study goals
The objective of the study was to analyze, from the perspective of efficiency, which elements made the Santa Catarina Project Office - EPROJSC - have sustained itself as a government agency for 7 years, as well as gaining a strategic government position, despite the last reform administrative and government changes
Relevance / originality
The challenge of thinking and acting based on Project Management is even greater in the public area, due to its diverse peculiarities, such as the influence of the political vector in decisions, excessive bureaucracy, resistance to cultural change, among others. Therefore, it is necessary to understand that the application of pre-formatted models requires special attention in the public area
Methodology / approach
This is a research with a qualitative approach. From this perspective, the case study was chosen as a research strategy. As a source of evidence for data collection, interviews and documentary analysis were carried out, in addition to participant observation.e.
Main results
We identified a total of nine practices of the Project Office that allowed to demonstrate its efficiency and permanence in the governmental structure, even with the changes in political management.
Theoretical / methodological contributions
Efficiency in the public sector was discussed. It should be noted that the use of participant observation was fundamental for a detailed description of the Office's practices.
Social / management contributions
The publication of this article, in which it carefully analyzes the good practices of a government project office, has the potential to contribute to other public sector project offices.