Objetivo do estudo
O estudo demonstrado no artigo procurou testar como acontece a comunicação organizacional dentro de empresas familiares. Para atingir esse objetivo, pesquisamos doze empresas familiares e monitoramos a comunicação dos funcionários com o seu líder e de seu líder com os funcionários. Nossa hipótese era de que os níveis de comunicação, bem como a qualidade dessa comunicação, variavam de acordo com a percepção que os funcionários tinham de seu líder e vice-versa.
Relevância/originalidade
Os estudos sobre comunicação e liderança se focavam em como o líder poderia dar suporte ao colaborador e se a proximidade do colaborador com o líder era capaz de influenciar esse suporte. Porém, segundo nossa pesquisa, pouco havia se estudado sobre a qualidade da comunicação de acordo com a liderança.
Metodologia/abordagem
A metodologia escolhida para atingir foi quantitativa, por meio do método de Equações Estruturais (PLS). Dessa forma, todos os funcionários responderam um questionário que continha a Escala Leader Member Exchange, os níveis e qualidade de contato e a Escala de Envolvimento com o trabalho.
Principais resultados
Os resultados indicam que o envolvimento com o trabalho é uma característica que antecede a comunicação da equipe com o seu líder, embora essa comunicação dependa diretamente da qualidade da relação e da confiança do funcionário com esse líder.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo procura contribuir com a teoria Leader Member Exchange por meio das teorias comunicacionais e seu volume de contatos de acordo com a qualidade da relação entre funcionário e líder.
Contribuições sociais/para a gestão
As empresas podem usar esse estudo para estimular os seus líderes a manterem um determinado nível de comunicação com seu funcionário de acordo com os seus interesses organizacionais, estimulando ou retraindo essa comunicação de maneira indireta.