Resumo

Título do Artigo

WHO WANTS TO TALK FOREVER? THE COMMUNICATION IN FAMILY FIRMS TEAMS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia, Liderança e Governança

Autores

Nome
1 - Eduardo Dantas Soares
Universidade Cruzeiro do Sul - São Miguel
2 - Heidy Rodriguez Ramos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O estudo demonstrado no artigo procurou testar como acontece a comunicação organizacional dentro de empresas familiares. Para atingir esse objetivo, pesquisamos doze empresas familiares e monitoramos a comunicação dos funcionários com o seu líder e de seu líder com os funcionários. Nossa hipótese era de que os níveis de comunicação, bem como a qualidade dessa comunicação, variavam de acordo com a percepção que os funcionários tinham de seu líder e vice-versa.
Relevância/originalidade
Os estudos sobre comunicação e liderança se focavam em como o líder poderia dar suporte ao colaborador e se a proximidade do colaborador com o líder era capaz de influenciar esse suporte. Porém, segundo nossa pesquisa, pouco havia se estudado sobre a qualidade da comunicação de acordo com a liderança.
Metodologia/abordagem
A metodologia escolhida para atingir foi quantitativa, por meio do método de Equações Estruturais (PLS). Dessa forma, todos os funcionários responderam um questionário que continha a Escala Leader Member Exchange, os níveis e qualidade de contato e a Escala de Envolvimento com o trabalho.
Principais resultados
Os resultados indicam que o envolvimento com o trabalho é uma característica que antecede a comunicação da equipe com o seu líder, embora essa comunicação dependa diretamente da qualidade da relação e da confiança do funcionário com esse líder.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo procura contribuir com a teoria Leader Member Exchange por meio das teorias comunicacionais e seu volume de contatos de acordo com a qualidade da relação entre funcionário e líder.
Contribuições sociais/para a gestão
As empresas podem usar esse estudo para estimular os seus líderes a manterem um determinado nível de comunicação com seu funcionário de acordo com os seus interesses organizacionais, estimulando ou retraindo essa comunicação de maneira indireta.

Abstract

Study goals
The study shown in the article sought to test how organizational communication takes place within family businesses. To achieve this goal, we surveyed twelve family businesses and monitor employee communication with their leader and their leader with employees. Our hypothesis was that the levels of communication, as well as the quality of that communication, varied according to the employees' perception of their leader and vice versa.
Relevance / originality
Studies on communication and leadership focused on how the leader could support the employee and whether the employee's proximity to the leader was able to influence that support. However, according to our research, little had been studied about the quality of communication according to the leadership.
Methodology / approach
The methodology chosen to achieve this was quantitative, using the Structural Equations method (PLS). Thus, all employees answered a questionnaire that contained the Leader Member Exchange Scale, the levels and quality of contact and the Involvement Scale with work.
Main results
The results indicate that engagement with work is a characteristic that precedes the team's communication with its leader, although this communication depends directly on the quality of the relationship and the employee's trust with that leader.
Theoretical / methodological contributions
The article seeks to contribute to the Leader Member Exchange theory through communicational theories and its volume of contacts according to the quality of the relationship between employee and leader.
Social / management contributions
Companies can use this study to encourage their leaders to maintain a certain level of communication with their employees in line with their organizational interests, indirectly stimulating or retracting that communication.