Resumo

Título do Artigo

A REPUTAÇÃO DA FACULDADE DE PINHAIS NA PERCEPÇÃO DO SEU CORPO DISCENTE
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Salette Silveira Azevedo
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
2 - Wanderley Ramalho
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) -
3 - Ronaldo Lamounier Locatelli
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Curso de Mestrado Profissional em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo objetiva proceder a uma adaptação de um modelo de análise e aplica-lo para avaliar a reputação da Faculdade de Pinhais (FAPI) como percebida pelo seu corpo discente.
Relevância/originalidade
O estudo permite um entendimento da dinâmica que subjaz a reputação da FAPI e, por via de consequência, enseja o desenvolvimento de uma estratégia gerencial para esta Instituição de Ensino Superior.
Metodologia/abordagem
O artigo utiliza um Estudo de Caso tendo por unidade de análise a FAPI localizada na região metropolitana de Curitiba. Os dados foram coletados mediante um survey com 243 alunos. O tratamento e análise dos dados foram efetuados mediante estatística não paramétrica.
Principais resultados
As dimensões que mais impactam a reputação da instituição são o “serviço” e a “cidadania”. A importância dos indicadores de cada dimensão foi também analisada. Para ambas as dimensões, discentes da área de Direito avaliam melhor a FAPI. A reputação da FAPI cresce com a faixa etária do aluno.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo sugere um conjunto de indicadores para captar o multifacetado conceito de reputação de uma IES e empresta mais robustez ao modelo Rep Trak, ao aplicá-lo a um novo contexto.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo procede a uma adaptação do conhecido modelo Rep Trak que permite utiliza-lo como subsídio ao delineamento de uma gestão estratégica de marketing para a IES analisada.

Abstract

Study goals
This article aims to adapt an analysis model and apply it to assess the reputation of Faculdade de Pinhais (FAPI) as perceived by its student body.
Relevance / originality
The study allows an understanding of the dynamics that underlies FAPI's reputation and, as a result, leads to the development of a managerial strategy for this Higher Education Institution.
Methodology / approach
The article uses a Case Study with the FAPI located in the metropolitan region of Curitiba as its unit of analysis. Data were collected through a survey of 243 students. Data processing and analysis were performed using non-parametric statistics.
Main results
The dimensions that most impact the institution's reputation are “service” and “citizenship”. The importance of the indicators for each dimension was also analyzed. For both dimensions, students in the Law area evaluate FAPI better. FAPI's reputation grows with the student's age group.
Theoretical / methodological contributions
The study suggests a set of indicators to capture the multifaceted concept of reputation of an HEI and lends more strength to the Rep Trak model, when applying it to a new context.
Social / management contributions
The study proceeds with an adaptation of the well-known Rep Trak model that allows it to be used as a subsidy for the design of a strategic marketing management for the analyzed HEI.