Objetivo do estudo
Este artigo objetiva proceder a uma adaptação de um modelo de análise e aplica-lo para avaliar a reputação da Faculdade de Pinhais (FAPI) como percebida pelo seu corpo discente.
Relevância/originalidade
O estudo permite um entendimento da dinâmica que subjaz a reputação da FAPI e, por via de consequência, enseja o desenvolvimento de uma estratégia gerencial para esta Instituição de Ensino Superior.
Metodologia/abordagem
O artigo utiliza um Estudo de Caso tendo por unidade de análise a FAPI localizada na região metropolitana de Curitiba. Os dados foram coletados mediante um survey com 243 alunos. O tratamento e análise dos dados foram efetuados mediante estatística não paramétrica.
Principais resultados
As dimensões que mais impactam a reputação da instituição são o “serviço” e a “cidadania”. A importância dos indicadores de cada dimensão foi também analisada. Para ambas as dimensões, discentes da área de Direito avaliam melhor a FAPI. A reputação da FAPI cresce com a faixa etária do aluno.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo sugere um conjunto de indicadores para captar o multifacetado conceito de reputação de uma IES e empresta mais robustez ao modelo Rep Trak, ao aplicá-lo a um novo contexto.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo procede a uma adaptação do conhecido modelo Rep Trak que permite utiliza-lo como subsídio ao delineamento de uma gestão estratégica de marketing para a IES analisada.