Resumo

Título do Artigo

Projeto de Melhoria da Inclusão de Pacientes em um Serviço de Atenção Domiciliar por meio do Mapeamento do Fluxo de Valor
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Tema

Inovação em Serviços

Autores

Nome
1 - Elaine Regina Vasconcelos do Nascimento Neves
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - PPGA
2 - Josué Vitor de Medeiros Júnior
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Objetivo do estudo
Relatar como uma instituição de saúde suplementar desenvolveu um projeto para reestruturar o processo de inclusão de pacientes na atenção domiciliar, gerando informações para a equipe multidisciplinar, facilitando o acesso ao histórico dos registros e a comunicação entre a equipe de avaliadores.
Relevância/originalidade
A relevância do estudo está relacionada a solução encontrada para a enxugar o tempo de desospitalização de pacientes e inclusão no serviço de atenção domiciliar. Um trabalho original que possibilitou a criação de um produto informatizado na área de atuação.
Metodologia/abordagem
Foi adotada a técnica visual de gerenciamento de projetos Life Cycle Canvas para obtenção de um quadro visual de gestão das atividades, utilizando a ferramenta Trello como um gerenciador do processo: solicitação de inclusão, realização da triagem, equipamentos e elegibilidade dos pacientes.
Principais resultados
O produto desenvolvido com a ferramenta Trello facilitou a comunicação da equipe e o registro das informações (em aplicativo). Com isso houve a redução do lead time de 97h para 46h, eliminando o tempo em atividades que não agregavam valor.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo vem contribuir metodologicamente diante da escassez de produtos ou sistemas informatizados que permitem a agilidade na captação e avaliação de pacientes para atenção domiciliar.
Contribuições sociais/para a gestão
O artigo contribuiu para facilitar a análise das informações pelos gestores, possibilitando gestão à vista (tempo real) das fases de atuação da equipe junto aos pacientes. Os principais ganhos foram a redução do tempo médio de permanência nos hospitais.

Abstract

Study goals
Reporting how a supplementary health institution developed a project to restructure the process of inclusion of patients in home care, generating information for the multidisciplinary team, facilitating access to the history of records and communication between the team of evaluators.
Relevance / originality
The relevance of the study is related to the solution found to reduce the time of de-hospitalization of patients and inclusion in the home care service. An original work that enabled the creation of a computerized product in the area of ​​expertise.
Methodology / approach
The Life Cycle Canvas project management visual technique was adopted to obtain a visual activity management framework, using the Trello tool as a process manager: inclusion request, screening, equipment and patient eligibility.
Main results
The product developed with the Trello tool facilitated the team's communication and the recording of information (in application). As a result, lead time was reduced from 97h to 46h, eliminating time on activities that did not add value.
Theoretical / methodological contributions
The study comes to contribute methodologically in face of the scarcity of products or computerized systems that allow for agility in the capture and evaluation of patients for home care.
Social / management contributions
The article helped to facilitate the analysis of information by managers, enabling management at sight (real time) of the phases of the team's work with patients. The main gains were the reduction in the average length of stay in hospitals.