Resumo

Título do Artigo

Prospecção em Gerenciamento de Projetos: Uma Análise Bibliométrica de Pareamento
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Eduardo de Carvalho Sakalauskas
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Débora Mendonça Monteiro Machado
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Ricardo Antônio Cãmara da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo tem por objetivo buscar novas tendências na temática do gerenciamento de projetos, identificar as fronteiras do conhecimento em gestão de projetos.
Relevância/originalidade
Diversos estudos abordaram o fato de que uma nova agenda de pesquisas em gerenciamento de projetos precisa ser estabelecida, esse artigo se destaca pelo fato de ter utilizado o próprio conhecimento estabelecido para identificar quais seriam essas novas tendências.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma bibliometria de pareamento por meio de uma Análise Fatorial Exploratória
Principais resultados
Após a análise dos dados, ficou evienciado que a literatura se divide em quatro principais fatores, representando 70% dos dados análisados, a saber: i) Práticas em Gerenciamento de Projetos; ii) Aprendizagem Transformadora; iii) Gerenciamento em Projetos de Inovação e iv) Cronograma.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuições teóricas e metodológicas destacamos a utilização de uma Análise Fatorial Exploratória como recurso para identificar as tendências teróricas no estudo do gerenciamento de projetos
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuições para a Gestão, identificar as Fronteiras do conhecimento em gestão de projetos pode trazer luz aos pesquisadores proporcionando novos estudos que contribuirão diretamente à área da gestão de projetos.

Abstract

Study goals
This study aims to seek new trends in the theme of project management, identify the frontiers of knowledge in project management.
Relevance / originality
Several studies addressed that a new research agenda in project management needs to be established; this article stands out for having used its own established knowledge to identify these new trends.
Methodology / approach
A coupling bibliometry was performed using an Exploratory Factor Analysis
Main results
After analyzing the data, it was evident that the literature is divided into four main factors, representing 70% of the analyzed data: i) Project Management Practices; Ii) Transformative Learning; Iii) Innovation Project Management and iv) Schedule.
Theoretical / methodological contributions
As theoretical and methodological contributions, we highlight the use of an Exploratory Factor Analysis as a resource to identify theoretical trends in the study of project management.
Social / management contributions
As contributions to Management, identifying the frontiers of knowledge in project management can shed light on researchers by providing new studies that will directly contribute to ​​project management.