Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO SOBRE SÍNDROME DE BURNOUT E ENGAJAMENTO NO TRABALHO EM GESTÃO DE PROJETOS
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Tema

Tópicos Emergentes em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Amaralina Lituania Morais Marinho
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Campus Natal
2 - Rafael Rodrigues da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN - Campus Nova Cruz

Reumo

Objetivo do estudo
Este ensaio teórico objetiva apresentar os aspectos do contexto de trabalho em gestão de projetos que podem acarretar a síndrome de burnout e o engajamento no trabalho.
Relevância/originalidade
As metodologias tradicionais em gestão de projetos lidam com o engajamento apenas das partes interessadas. No entanto, fatores inerentes ao engajamento no trabalho e ao burnout dentro das dentro das equipes de projetos ainda não são abordados.
Metodologia/abordagem
Neste ensaio é apresentada a literatura existente com o intuito de identificar a relação entre as atividades inerentes à gestão de projetos e como estas podem influenciar no desenvolvimento do engajamento no trabalho e da síndrome de burnout.
Principais resultados
A qualidade dos projetos e o seu sucesso está diretamente relacionado à performance da equipe. Por se tratar de uma atividade que requer diversas atribuições e responsabilidades, as equipes de projetos podem sofrer as consequências do estresse laboral.
Contribuições teóricas/metodológicas
Encontrar e apoiar métodos eficazes para melhorar o controle do trabalho e o apoio psicossocial têm demonstrado compensar o impacto negativo das altas demandas de trabalho tão comuns na realização de projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
As organizações devem admitir que as equipes de projetos estão susceptíveis a encarar a síndrome de burnout e investir na redução do estresse laboral, que tem um efeito negativo e contagioso, como forma de manter os gestores saudáveis e produtivos.

Abstract

Study goals
This paper aims to present aspects of the work context in project management that can lead to burnout syndrome and job engagement.
Relevance / originality
Traditional project management methodologies deal with stakeholder engagement only. However, factors inherent to job engagement and burnout within project teams are not yet addressed.
Methodology / approach
This paper presents the existing literature in order to identify the relationship between activities inherent to project management and how these can influence the development of job engagement and the burnout syndrome.
Main results
The quality of projects and their success is directly related to the team's performance. As it is an activity that requires several attributions and responsibilities, project teams can suffer the consequences of work stress.
Theoretical / methodological contributions
Finding and supporting effective methods to improve job control and psychosocial support have been shown to offset the negative impact of the high job demands so common in carrying out projects.
Social / management contributions
Organizations must admit that project teams are likely to face the burnout syndrome and invest in reducing job stress, which has a negative and contagious effect, as a way to keep managers healthy and productive.