Resumo

Título do Artigo

ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS: COMO OBTER RESULTADOS NAS EMPRESAS E SETORES
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Tema

Estratégia Cooperativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Rafaella Oliveira Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - LUIS ALBERTO FIGUEIREDO DE SOUSA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - NAICHE VAN DER POEL
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Resumo
Os estudos sobre engajamento de stakeholders surgiram com a necessidade de se reconsiderar as práticas de gestão, levando em consideração os desafios de mercado, legais e sociais. Cada vez mais, a participação conjunta e a relação entre organizações, comunidades e consumidores se mostram essenciais para firmas competirem, inovarem e sobreviverem no mercado. Por meio de uma revisão de literatura de documentos extraídos das bases SPELL e SciELO, foram identificados e analisados artigos científicos, produzidos no Brasil, que versam sobre engajamento de stakeholders e seu impacto nos resultados empresarias. Os resultados indicam evolução dos estudos sobre o tema em quantidade de artigos publicados e diversidade de campos de estudo, tais como: estratégia, marketing, tecnologia e gestão. Conclui-se que, cada vez mais, há maior atuação para desenvolvimento de estratégias, construção de ações práticas e de canais de comunicação, pelas organizações, para engajar stakeholders e atender às necessidades dos consumidores.

Abstract

Abstract
Studies on stakeholder engagement emerged with the need to reconsider management practices, considering market, legal and social challenges. Increasingly, joint participation and the relationship between organizations, communities and consumers are essential for firms to compete, innovate and survive in the market. Through a literature review of documents extracted from the SPELL and SciELO databases, scientific articles produced in Brazil, that deal with stakeholder engagement and its impact on business results, were identified and analyzed. The results indicated the evolution of studies on the subject in terms of the number of articles published and diversity of fields of study, such as: strategy, marketing, technology and management. It is concluded that, more and more, there is greater action for the development of strategies, construction of practical actions and communication channels, by organizations, to engage stakeholders and meet the needs of consumers.