Objetivo do estudo
Esta pesquisa objetiva diagnosticar o procedimento padronizado dos processos de faturamento de contas hospitalares para minimizar as glosas administrativas no Hospital Alfa.
Relevância/originalidade
O estudo traz informações relevantes do papel das organizações hospitalares dentro do segmento da saúde suplementar, destacando o processo de gestão do faturamento hospitalar. Tais organizações carecem de procedimentos operacionais padronizados e requerem estudos in loco.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa tem natureza qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi por meio da entrevista semiestruturada e técnica observação, empregando-se a pesquisa-ação e a análise de conteúdo de Bardin.
Principais resultados
Revelou-se que o diagnóstico dos procedimentos através da Gestão de Processos com utilização de fluxograma e Procedimento Operacional Padrão permitiu descrever as etapas do processo de faturamento e minimizar a glosa hospitalar Detectou-se a necessidade de aplicação do mapeamento em Gestão do
Contribuições teóricas/metodológicas
A presente pesquisa contribui para os estudos da Gestão de Processos nos hospitais com ênfase na área de faturamento. A experiência dos entrevistados, profissionais do faturamento, permite a identificação das teorias existentes e evidenciam os desafios para minimizar as glosas.
Contribuições sociais/para a gestão
Esta pesquisa colaborará para que futuros profissionais, atuantes na área de faturamento hospitalar, possam compreender o quão importante é o mapeamento de processos para minimizar as glosas administrativas, além de ter um caso real que exemplifica a aplicação do mapeamento de processos.