Resumo

Título do Artigo

MAPEAMENTO DE PROCESSOS DE FATURAMENTO: APLICAÇÃO HOSPITALAR
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Jimmy Douglas Nobre da Silva
Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Ouro Branco
2 - Pedro Xavier da Penha
Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco
3 - Marinette Santana Fraga
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES - ICSA
4 - Graziela Fátima Pereira
FACULDADE DOCTUM DE JOÃO MONLEVADE - João Monlevade

Reumo

Objetivo do estudo
Esta pesquisa objetiva diagnosticar o procedimento padronizado dos processos de faturamento de contas hospitalares para minimizar as glosas administrativas no Hospital Alfa.
Relevância/originalidade
O estudo traz informações relevantes do papel das organizações hospitalares dentro do segmento da saúde suplementar, destacando o processo de gestão do faturamento hospitalar. Tais organizações carecem de procedimentos operacionais padronizados e requerem estudos in loco.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa tem natureza qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi por meio da entrevista semiestruturada e técnica observação, empregando-se a pesquisa-ação e a análise de conteúdo de Bardin.
Principais resultados
Revelou-se que o diagnóstico dos procedimentos através da Gestão de Processos com utilização de fluxograma e Procedimento Operacional Padrão permitiu descrever as etapas do processo de faturamento e minimizar a glosa hospitalar Detectou-se a necessidade de aplicação do mapeamento em Gestão do
Contribuições teóricas/metodológicas
A presente pesquisa contribui para os estudos da Gestão de Processos nos hospitais com ênfase na área de faturamento. A experiência dos entrevistados, profissionais do faturamento, permite a identificação das teorias existentes e evidenciam os desafios para minimizar as glosas.
Contribuições sociais/para a gestão
Esta pesquisa colaborará para que futuros profissionais, atuantes na área de faturamento hospitalar, possam compreender o quão importante é o mapeamento de processos para minimizar as glosas administrativas, além de ter um caso real que exemplifica a aplicação do mapeamento de processos.

Abstract

Study goals
This research aims to diagnose the standardized procedure of hospital billing processes to minimize administrative glosses at Hospital Alfa.
Relevance / originality
The study provides relevant information on the role of hospital organizations within the supplementary health segment, highlighting the hospital billing management process. Such organizations lack standardized operating procedures and require on-site studies.
Methodology / approach
This research is qualitative and descriptive in nature. Data collection was through semi-structured interviews and observation techniques, using action research and Bardin's content analysis.
Main results
It was revealed that the diagnosis of procedures through Process Management using flowcharts and Standard Operating Procedures allowed the stages of the billing process to be described and hospital glosses to be minimized The need to apply mapping in Knowledge Management was
Theoretical / methodological contributions
This research contributes to the studies of Process Management in hospitals with an emphasis on the billing area. The experience of the interviewees, billing professionals, allows the identification of existing theories and highlights the challenges to minimize glosses.
Social / management contributions
This research will help future professionals working in the area of hospital billing to understand how important process mapping is to minimize administrative glosses, in addition to having a real case that exemplifies the application of process mapping.