Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES ESTRATÉGICAS PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Abrir Arquivo

Tema

Inovação e Empreendedorismo Digital

Autores

Nome
1 - Anderson dos Santos
UFS - PROPADM/UFS
2 - Phellipe Ramon Menezes Souza
Universidade Federal de Sergipe - PROPADM
3 - Maria Vitória da Silva dos Santos
UFS - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar as principais contribuições do empreendedorismo digital para as pequenas e médias empresas.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante por contribuir para a compreensão do impacto do empreendedorismo digital nas PMEs. Sua originalidade se destaca na proposta de uma agenda de pesquisa, abordando lacunas na literatura sobre as contribuições estratégicas do empreendedorismo nas PMEs.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma revisão sistemática integrativa da literatura, com abordagem qualitativa e análise descritiva, através da análise de conteúdo, de um conjunto de artigos selecionados da Web of Science.
Principais resultados
Os resultados ressaltam que a adoção de tecnologias digitais modernas é fundamental para aumentar a competitividade das PMEs em ambientes de mercado dinâmicos e voláteis.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente estudo contribuirá para o avanço científico no campo do "Empreendedorismo Digital", em um contexto de negócios emergentes, como as PMEs.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisada desenvolvida a partir da revisão integrativa da literatura fornece percepções aos gestores, auxiliando-os na tomada de decisões estratégicas e no aproveitamento das oportunidades oferecidas pela era digital.

Abstract

Study goals
Identify the main contributions of digital entrepreneurship to small and medium-sized enterprises.
Relevance / originality
The study is relevant for contributing to the understanding of the impact of digital entrepreneurship on SMEs. Its originality stands out in proposing a broad research agenda, addressing gaps in the literature regarding the strategic contributions of entrepreneurship to SMEs.
Methodology / approach
A systematic integrative literature review was conducted, using a qualitative approach and descriptive analysis through content analysis of a selected set of articles from the Web of Science.
Main results
The results emphasize that the adoption of modern digital technologies is essential for increasing the competitiveness of SMEs in dynamic and volatile market environments.
Theoretical / methodological contributions
This study will contribute to the scientific advancement in the field of "Digital Entrepreneurship" within the context of emerging businesses, such as SMEs.
Social / management contributions
The research developed from the integrative literature review provides insights to managers, assisting them in making strategic decisions and leveraging the opportunities offered by the digital era.