Objetivo do estudo
Identificar as principais contribuições do empreendedorismo digital para as pequenas e médias empresas.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante por contribuir para a compreensão do impacto do empreendedorismo digital nas PMEs. Sua originalidade se destaca na proposta de uma agenda de pesquisa, abordando lacunas na literatura sobre as contribuições estratégicas do empreendedorismo nas PMEs.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma revisão sistemática integrativa da literatura, com abordagem qualitativa e análise descritiva, através da análise de conteúdo, de um conjunto de artigos selecionados da Web of Science.
Principais resultados
Os resultados ressaltam que a adoção de tecnologias digitais modernas é fundamental para aumentar a competitividade das PMEs em ambientes de mercado dinâmicos e voláteis.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente estudo contribuirá para o avanço científico no campo do "Empreendedorismo Digital", em um contexto de negócios emergentes, como as PMEs.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisada desenvolvida a partir da revisão integrativa da literatura fornece percepções aos gestores, auxiliando-os na tomada de decisões estratégicas e no aproveitamento das oportunidades oferecidas pela era digital.