Objetivo do estudo
Este trabalho tem como objetivo sugerir critérios objetivos para a orientar classificação de Sementes de Futuro (SFs) utilizadas como insumo para a elaboração de cenários prospectivos, de acordo com suas características intrínsecas.
Relevância/originalidade
A originalidade deste trabalho reside no fato de que a literatura sobre o tema não aborda critérios objetivos que caracterizam cada classe de SF, de modo que essa sugestão é um trabalho pioneiro.
Metodologia/abordagem
Este estudo foi conduzido através de experimento participativo (Protótipo21), envolvendo a participação de 60 peritos externos, além de análise bibliográfica e de conteúdo.
Principais resultados
A pesquisa permitiu identificar e sugerir três critérios para orientar a classificação adequada das SFs: indícios sobre como o fenômeno pode se desdobrar, sobre quando pode se concretizar, e uma característica única.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa contribui para a área de estudos prospectivos e planejamento estratégico na medida que sugere critérios objetivos para classificação de SFs, bem como ilustra, por meio de experimento participativo, a dificuldade de peritos externos em classificar adequadamente SFs.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa contribui para a área de gestão ao fornecer insumos para o planejamento estratégico voltado para o futuro