Objetivo do estudo
Este estudo obteve como objetivo conhecer as etapas para viabilizar a implantação da cibersegurança nos processos operacionais hospitalares, de forma a aumentar a confiabilidade e velocidade nos procedimentos.
Relevância/originalidade
Sendo justificado pelo fato de o setor de saúde representar um terço dos ataques cibernéticos, ao serem mais propensos a pagarem resgate, uma vez que os dados e sistemas comprometidos podem custar vidas.
Metodologia/abordagem
A partir da pesquisa bibliográfica, foi viável compreender os principais desafios atuais do setor e levantar os conceitos hospitalares e de cibersegurança. Em seguida, foi realizada a etapa de coleta de dados, através de questionários, sendo analisados através da frequência de respostas.
Principais resultados
Dado que: profissionais de tecnologia da informação indicaram a necessidade da proteção de dados e sistemas; maioria dos profissionais hospitalares não obtêm treinamento de plano de contingência em caso de ciberataque; os pacientes afirmaram perder a confiança, caso o hospital sofra ciberataque.
Contribuições teóricas/metodológicas
Conhecimento sobre sistemas e softwares desenvolvidos para proteger o sistema operacional hospitalar, fatores para garantir o atendimento contínuo aos pacientes e demais operações da instituição. Em conjunto com a averiguação do conhecimento dos profissionais hospitalares em caso de parada sistêmica.
Contribuições sociais/para a gestão
Desta forma, a solução que o projeto apresentou é a implementação de um departamento de cibersegurança no ambiente hospitalar. Sendo possível assegurar a proteção do ambiente digital hospitalar, e, consequentemente, a continuidade operacional dos hospitais e a confiabilidade dos pacientes.