Objetivo do estudo
O objetivo principal do estudo é identificar como os profissionais da governança de TI da SEFIN lidam com as práticas de Shadow IT.
Relevância/originalidade
Nas organizações, uma realidade observada é o fenômeno do Shadow IT, onde recursos de TI são usados sem conhecimento ou anuência do Departamento de TI, gerando alerta e instigando os profissionais da governança de TI a refletir essa questão e mitigar riscos.
Metodologia/abordagem
No que se refere aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza exploratória-descritiva, com abordagem quantitativa, sendo utilizados dados primários coletados mediante um questionário aplicado junto a profissionais do Departamento de TI da SEFIN. Na análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva.
Principais resultados
Quanto aos pesquisados, atuam na instituição há mais de 15 anos. Compreendem o ambiente de trabalho e práticas de negócios, assim como riscos e benefícios do Shadow IT. Quanto às práticas, emergem pela lentidão nas soluções de TI.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo proporcionou uma visão abrangente das percepções dos colaboradores em relação a Shadow IT, destacando a importância da governança de TI e da gestão de riscos para lidar com os desafios associados a essa prática.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições incluem a identificação das percepções dos colaboradores em relação à existência, necessidade e controle da Shadow IT, bem como a atribuição de responsabilidade pela utilização, reconhecimento dos riscos associados, incluindo exposição à fraude, perdas financeiras e danos irreparáveis à organização.