Objetivo do estudo
Este relatório técnico descreve uma bem-sucedida intervenção dentro de uma empresa de assessoria contábil, visando entregar maior valor ao cliente e à equipe interna por meio da criação de um departamento de fluxo de caixa.
Relevância/originalidade
A criação de um departamento de fluxo de caixa em assessorias contábeis é uma solução possível de replicação e auxiliará os contadores a se aproximarem de seus clientes, fornecendo informações importantes para a gestão de diversos negócios.
Metodologia/abordagem
O método adotado neste relato técnico foi a pesquisa-ação, Thiollent (2002) descreve que na pesquisa-ação os atores envolvidos participam junto com os pesquisadores para chegarem interativamente a elucidar a realidade em que estão inseridos, identificando problemas coletivos, buscando e experimentando soluções.
Principais resultados
O novo departamento levou a facilitação dos processos internos, aumento da eficiência operacional, fortalecimento do relacionamento com clientes e aprimoramento da qualidade dos serviços prestados oferecendo melhores informações ao cliente.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta abordagem demonstrou uma nova compreensão sobre o contexto específico e das necessidades das micro e pequenas empresas, o que foi fundamental para o sucesso desta iniciativa.
Contribuições sociais/para a gestão
A criação do departamento de fluxo de caixa pela AC representa um modelo eficaz que pode servir como referência para outras empresas de assessoria contábil que buscam aprimorar seu suporte às micro e pequenas empresas.