Resumo

Título do Artigo

CRIAÇÃO DE DEPARTAMENTO DE FLUXO DE CAIXA EM ASSESSORIA CONTÁBIL: INOVAÇÃO PARA AGREGAR VALOR AO CLIENTE
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Tema

Inovação e Novos Negócios em Serviços

Autores

Nome
1 - Álvaro César da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - GIULINE AGNES PIAULINO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Este relatório técnico descreve uma bem-sucedida intervenção dentro de uma empresa de assessoria contábil, visando entregar maior valor ao cliente e à equipe interna por meio da criação de um departamento de fluxo de caixa.
Relevância/originalidade
A criação de um departamento de fluxo de caixa em assessorias contábeis é uma solução possível de replicação e auxiliará os contadores a se aproximarem de seus clientes, fornecendo informações importantes para a gestão de diversos negócios.
Metodologia/abordagem
O método adotado neste relato técnico foi a pesquisa-ação, Thiollent (2002) descreve que na pesquisa-ação os atores envolvidos participam junto com os pesquisadores para chegarem interativamente a elucidar a realidade em que estão inseridos, identificando problemas coletivos, buscando e experimentando soluções.
Principais resultados
O novo departamento levou a facilitação dos processos internos, aumento da eficiência operacional, fortalecimento do relacionamento com clientes e aprimoramento da qualidade dos serviços prestados oferecendo melhores informações ao cliente.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta abordagem demonstrou uma nova compreensão sobre o contexto específico e das necessidades das micro e pequenas empresas, o que foi fundamental para o sucesso desta iniciativa.
Contribuições sociais/para a gestão
A criação do departamento de fluxo de caixa pela AC representa um modelo eficaz que pode servir como referência para outras empresas de assessoria contábil que buscam aprimorar seu suporte às micro e pequenas empresas.

Abstract

Study goals
This technical report describes a successful intervention within an accounting advisory firm aimed at delivering greater value to clients and the internal team through the creation of a cash flow department.
Relevance / originality
The creation of a cash flow department in accounting advisory firms is a solution that can be replicated and will help accountants get closer to their clients by providing important information for the management of various businesses.
Methodology / approach
The method adopted in this technical report was action research. Thiollent (2002) describes that in action research, the actors involved participate alongside the researchers to interactively elucidate the reality they are in, identifying collective problems, seeking, and experimenting with solutions.
Main results
The new department facilitated internal processes, increased operational efficiency, strengthened client relationships, and enhanced the quality of services by offering better information to clients.
Theoretical / methodological contributions
This approach demonstrated a new understanding of the specific context and needs of micro and small enterprises, which was fundamental to the success of this initiative.
Social / management contributions
The creation of the cash flow department by the accounting advisory firm represents an effective model that can serve as a reference for other accounting advisory firms seeking to improve their support for micro and small enterprises.