Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES COMPORTAMENTAIS E SOCIAIS INFLUENCIADAS PELOS PILARES DO INSTITUTO CAMARADAS INCANSÁVEIS E ATRELADAS AO ESPORTISMO
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Rodrigo Guimarães Motta
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - Perdizes
2 - Felipe Gimenes Moyano
USP - Universidade de São Paulo - EEFE - Escola de Educação Física e Esporte

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo objetivou analisar como pais, mães e responsáveis compreendem o desenvolvimento de seus filhos (crianças de 7 a 14 anos) a partir da influência dos ensinamentos dos pilares do Instituto Camaradas Incansáveis (ICI), tendo em vista atitudes cotidianas externalizadas ao Dojô.
Relevância/originalidade
A pesquisa destacou elementos ligados à formação e ao desenvolvimento da personalidade infantil, demonstrando que a prática do judô na infância contribui para a formação das crianças do ICI, proporcionando-lhes habilidades para além do âmbito esportivo, como estabelece a teoria do Esportismo.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa de caráter descritivo analisou opiniões de 24 pais/mães/responsáveis de crianças de 7 a 14 anos no ICI, usando questionários com questões fechadas e abertas, para identificar percepções sobre variáveis socioafetivas, emocionais, éticas, morais, hábitos e costumes na vida esportiva.
Principais resultados
As análises permitiram depreender que, em sua maioria, os tutores concordam com a importância das competições esportivas e acreditam que a prática do judô deve estabelecer uma abordagem não conformista para a resolução de problemas e construir um cenário inspirador.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa se valeu da Teoria do Esportismo, que concerne à aquisição de cinco competências, a partir da prática esportiva, que contribuem tanto para o desempenho esportivo quanto para a vida pessoal e profissional: atitude, visão, estratégia, execução e trabalho em equipe.
Contribuições sociais/para a gestão
Verificou-se que os pilares do ICI e as competências do Esportismo têm uma influência significativa no desenvolvimento das crianças Percebeu-se que a aplicação desses ensinamentos vai além do ambiente esportivo, influenciando positivamente atitudes cotidianas, como observado nas respostas sobre dedicação aos estudos

Abstract

Study goals
This study aimed to analyze how fathers, mothers and guardians understand the development of their children (aged 7 to 14) from the influence of the teachings of the pillars of Instituto Camaradas Incansáveis (ICI), considering everyday attitudes externalized to the Dojo.
Relevance / originality
The research highlighted elements linked to the formation and development of children's personalities, demonstrating that the practice of judo in childhood contributes to the formation of children of ICI, providing skills beyond the sporting sphere, as established by the theory of Esportismo.
Methodology / approach
This descriptive research analyzed the opinions of 24 parents/guardians of children aged 7 to 14 at ICI, using questionnaires with closed and open questions, to identify perceptions about socio-affective, emotional, ethical, moral variables, habits and customs in sports life.
Main results
The analysis revealed that most tutors agree with the importance of sports competitions and believe that judo practice should establish a non-conformist approach to problem-solving and build an inspiring scenario.
Theoretical / methodological contributions
The research made use of the Theory of Esportismo, which refers to the acquisition of five competencies from sports practice that contribute to both sports’ performance and personal and professional life: attitude, vision, strategy, execution and teamwork.
Social / management contributions
It was found that the pillars of ICI and competencies of Esportismo have a significant influence on children's development. It was noted that their application goes beyond the sports environment, positively influencing everyday attitudes, noted in answers about dedication to studies.