Objetivo do estudo
Este estudo objetivou analisar como pais, mães e responsáveis compreendem o desenvolvimento de seus filhos (crianças de 7 a 14 anos) a partir da influência dos ensinamentos dos pilares do Instituto Camaradas Incansáveis (ICI), tendo em vista atitudes cotidianas externalizadas ao Dojô.
Relevância/originalidade
A pesquisa destacou elementos ligados à formação e ao desenvolvimento da personalidade infantil, demonstrando que a prática do judô na infância contribui para a formação das crianças do ICI, proporcionando-lhes habilidades para além do âmbito esportivo, como estabelece a teoria do Esportismo.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa de caráter descritivo analisou opiniões de 24 pais/mães/responsáveis de crianças de 7 a 14 anos no ICI, usando questionários com questões fechadas e abertas, para identificar percepções sobre variáveis socioafetivas, emocionais, éticas, morais, hábitos e costumes na vida esportiva.
Principais resultados
As análises permitiram depreender que, em sua maioria, os tutores concordam com a importância das competições esportivas e acreditam que a prática do judô deve estabelecer uma abordagem não conformista para a resolução de problemas e construir um cenário inspirador.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa se valeu da Teoria do Esportismo, que concerne à aquisição de cinco competências, a partir da prática esportiva, que contribuem tanto para o desempenho esportivo quanto para a vida pessoal e profissional: atitude, visão, estratégia, execução e trabalho em equipe.
Contribuições sociais/para a gestão
Verificou-se que os pilares do ICI e as competências do Esportismo têm uma influência significativa no desenvolvimento das crianças Percebeu-se que a aplicação desses ensinamentos vai além do ambiente esportivo, influenciando positivamente atitudes cotidianas, como observado nas respostas sobre dedicação aos estudos