Objetivo do estudo
O objetivo desta pesquisa foi compreender a festa Economíadas como uma organização que promove a aprendizagem pela prática daqueles que a organizam, trazendo uma interpretação da festa como artefato (produto) e como simbólico (significado) no espaço e na prática de aprendizagem.
Relevância/originalidade
A formação ainda incompleta dos estudantes e o caráter parcialmente esportivo das Economíadas permitem aos participantes de sua estruturação adquirir ampla vivência das práticas necessárias para uma gestão organizacional, além de uma grande aproximação com estudantes de outras faculdades.
Metodologia/abordagem
A festa foi estudada a partir de uma etnografia, com coleta de informações baseada em observação participante e realização de entrevistas com 103 alunos ocorridas durante as Economíadas de 2017.
Principais resultados
A análise revelou que a festa assegura um espaço de aprendizagem, em que faz-se necessário lidar com improvisos, desenvolver habilidades em gerenciamento de recursos e definir estratégias desde captação e seleção de fornecedores até monitoramento de contratos e fluxo de caixa etc.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo se fundamentou na aprendizagem organizacional, que privilegia o estudo da forma como as organizações aprendem e a sua perspectiva, enfocando as experiências práticas bem-sucedidas e prescrevendo condutas sobre o que as organizações devem fazer para aprender.
Contribuições sociais/para a gestão
As Economíadas proporcionam uma oportunidade para compreender a aprendizagem na prática, visto que sua organização e participação promovem interações, transferência de saberes e tomadas de decisão. Ampliar estudos sobre aprendizagem nas festas beneficia a pesquisa organizacional, permitindo aprender praticando e celebrar aprendendo.