Resumo

Título do Artigo

FESTA COMO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: ECONOMÍADAS EM SÃO PAULO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Rodrigo Guimarães Motta
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - Perdizes
2 - Maria Amélia Jundurian Corá
UFAL - Universiade Federal de Alagoas - Administração

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo desta pesquisa foi compreender a festa Economíadas como uma organização que promove a aprendizagem pela prática daqueles que a organizam, trazendo uma interpretação da festa como artefato (produto) e como simbólico (significado) no espaço e na prática de aprendizagem.
Relevância/originalidade
A formação ainda incompleta dos estudantes e o caráter parcialmente esportivo das Economíadas permitem aos participantes de sua estruturação adquirir ampla vivência das práticas necessárias para uma gestão organizacional, além de uma grande aproximação com estudantes de outras faculdades.
Metodologia/abordagem
A festa foi estudada a partir de uma etnografia, com coleta de informações baseada em observação participante e realização de entrevistas com 103 alunos ocorridas durante as Economíadas de 2017.
Principais resultados
A análise revelou que a festa assegura um espaço de aprendizagem, em que faz-se necessário lidar com improvisos, desenvolver habilidades em gerenciamento de recursos e definir estratégias desde captação e seleção de fornecedores até monitoramento de contratos e fluxo de caixa etc.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo se fundamentou na aprendizagem organizacional, que privilegia o estudo da forma como as organizações aprendem e a sua perspectiva, enfocando as experiências práticas bem-sucedidas e prescrevendo condutas sobre o que as organizações devem fazer para aprender.
Contribuições sociais/para a gestão
As Economíadas proporcionam uma oportunidade para compreender a aprendizagem na prática, visto que sua organização e participação promovem interações, transferência de saberes e tomadas de decisão. Ampliar estudos sobre aprendizagem nas festas beneficia a pesquisa organizacional, permitindo aprender praticando e celebrar aprendendo.

Abstract

Study goals
The aim was to understand the party Economíadas as an organization that promotes learning through the practice of its organizers, bringing an interpretation of the party as artifact (product) and as symbolic (meaning) in the space and practice of learning.
Relevance / originality
The still incomplete education of the students and the partially sports nature of Economíadas allow participants of its structuring to acquire a broad experience of practices necessary for organizational management, as well as a great rapprochement with students from other universities.
Methodology / approach
The event was studied using an ethnographic approach, collecting information based on participant observation and interviews with 103 students during the 2017 Economíadas
Main results
The analysis revealed that the event is a learning space in which it is necessary to deal with improvisation, develop resource management skills and define strategies from attracting and selecting suppliers to monitoring contracts and cash flow, etc.
Theoretical / methodological contributions
The article was based on organizational learning, which focuses on the study of how organizations learn and their perspective, focusing on successful practical experiences and prescribing guidelines on what organizations should do to learn.
Social / management contributions
Economíadas provide an opportunity to understand learning in practice, since its organization and participation promote interactions, knowledge transfer and decision-making. Expanding studies on learning at parties benefits organizational research, allowing us to learn by doing and celebrate by learning.