Objetivo do estudo
O estudo explora a influência dos apelos de mensagem na comunicação como fator de influência na tomada de decisão de compra.
Relevância/originalidade
A pesquisa conduzida por meio de experimento, para simular um contexto comum, a pesquisa contribuiu com um experimento centrado na aquisição de vestimenta para uma entrevista de emprego, validada por meio da manipulação do cenário.
Metodologia/abordagem
O design experimental do tipo 2x2, estabeleceu 4 cenários dividido em apelo afetivo e cognitivo assim como os gêneros feminino e masculino, o qual obteve 128 respostas válidas.
Principais resultados
A análise estatística, realizada por meio da ANOVA, foi comprovada em 12 hipóteses, das quais 8 foram corroboradas como estatisticamente significantes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Em âmbito teórico metodológico o artigo apresenta a aplicação de experimento em marketing, com uso de cenários e verificação da manipulação
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados indicam que os apelos afetivos exercem um impacto mais expressivo na intenção de compra e na autoidentificação com o anúncio neste experimento, tanto no público feminino quanto no masculino, em detrimento do apelo cognitivo.