Resumo

Título do Artigo

SOB MEDIDA: AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO MERCADO DE COURO QUE ATAM LAÇOS COM O CLIENTE
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Tema

Ensino e Pesquisa em Marketing

Autores

Nome
1 - João Marcus Filó
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Sayonara Doraci da Silva
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Objetivo do estudo
A contextualização do estudo tem como principal objetivo apresentar de maneira abrangente a relevância e o contexto do objeto de análise, com o intuito de fornecer uma visão completa sobre a importância do marketing para a empresa do ramo de couro.
Relevância/originalidade
Este estudo baseia-se nas premissas de que o marketing é um elemento crucial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do ramo de atuação, e que no caso específico do setor de couro, a sua aplicação estratégica pode proporcionar resultados significativos.
Metodologia/abordagem
Para o desenvolvimento deste estudo de caso, realizou-se uma pesquisa exploratória/teórica contrastando com a prática. Foram coletados dados primários por meio de conversas com o gestor da empresa e análise de documentos internos, como relatórios de vendas e potenciais concorrentes.
Principais resultados
Com intuito de superar diligentemente todos os desafios complexos e intrincados, é crucial que a empresa invista de forma consistente e especializada em pesquisas de mercado profundas e abrangentes, a fim de compreender por completo todas as tendências, anseios do seu público-alvo.
Contribuições teóricas/metodológicas
É essencial e inadiável adotar e aprimorar constantemente uma abordagem mais orientada para o cliente e promover, de forma incessante, a busca por inovação, visando garantir, a sustentabilidade continuada e um crescimento robusto e consistente no almejado mercado de couro.
Contribuições sociais/para a gestão
Ações responsáveis e éticas, constroem uma imagem positiva para o público consciente. Deste modo, diferenciando as empresas, demonstrando preocupação com sustentabilidade e impacto social e ambiental, integrando-se à gestão de marketing para construção de marcas sólidas.

Abstract

Study goals
The main objective of this study is to present, in a comprehensive manner, the relevance and context of the object of analysis, aiming to provide a complete overview of the importance of marketing for a company in the leather industry.
Relevance / originality
This study is based on the premise that marketing is a crucial element for the success of any company, regardless of the industry, and that, specifically in the leather sector, its strategic application can yield significant results.
Methodology / approach
For the development of this case study, exploratory/theoretical research was conducted in contrast with practical application. Primary data was collected through conversations with the company's manager and analysis of internal documents, such as sales reports and potential competitors.
Main results
To diligently overcome all complex and intricate challenges, it is crucial for the company to consistently and specialized invest in deep and comprehensive market research, in order to fully understand all the trends and desires of its target audience.
Theoretical / methodological contributions
It is essential and urgent to adopt and constantly improve a more customer-oriented approach and to relentlessly pursue innovation, aiming to guarantee continued sustainability and robust, consistent growth in the coveted leather market.
Social / management contributions
Responsible and ethical actions build a positive image for the conscious public. In this way, companies differentiate themselves, demonstrating concern for sustainability and social and environmental impact, integrating it into marketing management for the construction of solid brands.