Objetivo do estudo
Objetivou analisar aspectos do conceito de Slow Food nos restaurantes da Feira de Artesanato de Caruaru–PE. Desta forma, poderemos encontrar se o movimento Slow Food pode fortalecer e impulsionar no consumo e valorização de práticas alimentares regionais no Agreste Pernambucano.
Relevância/originalidade
Existe relevância neste artigo por trazer para a literatura a possibilidade de investigar restaurantes de comidas regionais, possibilitando visibilidade para os temas que agregam a sustentabilidade e valorização da cultura dentro de uma localidade pouco investigada como Caruaru - PE.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa é de natureza qualitativa básica, os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais e face a face Participaram da entrevista 5 restaurantes. Houve gravação de áudio e posteriormente a transcrição e análise dos dados por análise de conteúdo (Creswell).
Principais resultados
Os entrevistados possuem ações sustentáveis e que convergem com o que o Slow Food pratica, mas, não há a preocupação ambiental como principal motivo. Sendo a questão econômica do restaurante a mais importante para execução das ações.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribuição para as lacunas teóricas existentes entre os temas de sustentabilidade e o movimento social Slow Food.
Contribuições sociais/para a gestão
Compreensão de como estes restaurantes trabalham para manter a regionalidade viva.