Objetivo do estudo
Avaliar a condução do projeto de implementação de um software para gerenciamento da qualidade de uma Academic Research Organization.
Relevância/originalidade
Pouco se encontram informações relacionadas à gestão da qualidade na pesquisa clínica, bem como os ganhos a partir da implementação de um sistema, sendo esta realizada de uma maneira estruturada, com base nos conceitos da gestão de projetos.
Metodologia/abordagem
O projeto foi estruturado com fases distintas em um ciclo de vida, sendo que as análises durante o projeto foram realizadas através da ferramenta de pesquisa-ação, tendo sido avaliados documentos do sistema, reuniões de brainstorming, questionário utilizando a escala Likert, e entrevista.
Principais resultados
Foi possível avaliar que as equipes consultadas possuíam dificuldades em processos distintos, porém, concluiu-se que para ambas as equipes o sistema trará ganhos e atenderá as necessidades, se mostrando aderente às expectativas dos colaboradores e às necessidades dos projetos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Destacam-se os conceitos e aplicação da pesquisa-ação e do ciclo de vida dos projetos, além de aprofundar o quanto da teoria de gestão de projetos se traduz na prática de uma Academic Research Organization.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo contribui para um maior entendimento das diferenças de necessidades entre as equipes durante a implementação de um sistema, focando em melhoria da qualidade de projetos e processos, bem como nas dificuldades de condução do projeto de implementação.