Objetivo do estudo
O objetivo do estudo foi analisar as dimensões para iniciar uma Universidade Inteligente, através da utilização de diferentes tecnologias, como resposta imediata para a Pandemia de COVID-19 no retorno às aulas.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa apresenta uma solução relevante para casos nos quais a presencialidade em uma Universidade fique prejudicada por fenômenos incontroláveis como, por exemplo, calamidades públicas, climáticas ou de saúde, como é o caso reportado neste trabalho.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um estudo de caso oriundo da interação de uma Universidade Comunitária e uma Empresa local de destaque na área de tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul no Brasil, utilizando diferentes fontes de evidência.
Principais resultados
Com a análise dos dados, foi possível propor um modelo para iniciar uma Universidade Inteligente frente ao COVID-19. Destaca-se a utilização de QR-Code, computação em nuvem, serviços web e BI, que permitiram gerenciar a situação com sustentabilidade e governança da pandemia.
Contribuições teóricas/metodológicas
As implicações do estudo consistem na combinação de modelos para a criação de uma Universidade Inteligente.
Contribuições sociais/para a gestão
Foi possível analisar a interação entre Universidade e Empresa para atender a uma necessidade específica, o uso de diferentes tecnologias para a volta as aulas práticas como resposta a uma situação de Pandemia.