Objetivo do estudo
Entender como o método da Termografia aplicado na manutenção preditiva e nos diagnósticos preventivos, melhora a eficiência operacional, reduz os custos de manutenção e apoia a governança ambiental, resultando em um possível desempenho financeiro superior e em maior atratividade de investimentos.
Relevância/originalidade
Em um ambiente de rápidas mudanças e da necessidade constante de adaptação, a inovação nos processos empresariais e a incorporação de tecnologias avançadas alinhadas que estejam alinhadas ao ESG são essenciais para a sobrevivência e o crescimento sustentável das organizações.
Metodologia/abordagem
A pesquisa acadêmica é exploratória e descritiva, combinando a revisão detalhada da literatura, a análise de dados primários e secundários. Também foi mensurada, por meio da aplicação de questionário validado por especialistas, a avaliação dos benefícios da termografia em 11 organizações.
Principais resultados
A revisão da literatura revelou que a termografia tem sido amplamente utilizada em diversas organizações e que as práticas ESG estão associadas a um melhor desempenho. A nota final de 84% do questionário é um indicativo da eficácia prática do método.
Contribuições teóricas/metodológicas
A triangulação dos dados entre a revisão teórica e o questionário aplicado em uma amostra constituída por 11 empresas do mercado, validou as conclusões deste estudo, comprovando que a termografia é um método que orienta a governança corporativa à conformidade ESG.
Contribuições sociais/para a gestão
A integração das práticas ESG com o uso da termografia ratifica a responsabilidade das organizações em promover a segurança dos trabalhadores e a evidenciar as questões ambientais em tempo real, reafirmando o compromisso genuíno com a sustentabilidade e a governança responsável.