Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO PROCESSO DE COMPRAS PÚBLICAS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES
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Tema

Gestão de Projetos no Setor Público e no Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - Laís Carolini Krudycz
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu
2 - Fabrício Baron Mussi
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo analisa os processos de compras públicas em uma universidade federal, com o objetivo de identificar problemas relacionados à fase interna das licitações e à gestão de contratos.
Relevância/originalidade
A pesquisa fomenta a reflexão acerca dos desafios enfrentados na gestão de compras públicas, oferecendo diretrizes para implementação de melhorias, e para uso de recursos públicos de forma otimizada e responsável, evitando retrabalhos e desperdícios.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um estudo de caso qualitativo em uma universidade federal, com foco nos processos de aquisições e contratações. A coleta ocorreu a partir da observação participante, análise de documentos institucionais, e entrevistas pessoais.
Principais resultados
Os principais resultados revelaram problemas como a falta de clareza nas especificações técnicas e termos de referência, carência de dados detalhados sobre a previsão de demanda e cotação de preços, bem como as dificuldades das equipes em atender normas e procedimentos.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo fornece subsídios ao aprimoramento dos procedimentos de compras a partir das áreas solicitantes e áreas centrais, e promove a reflexão sobre a importância do planejamento e coordenação na condução dos processos de compras.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa busca otimizar o uso de recursos públicos e promover a eficiência nas atividades de aquisição e contratação, destacando a necessidade de um esforço contínuo para buscar avanços, com foco na qualidade e transparência.

Abstract

Study goals
This paper analyzes public procurement processes at a federal university, with the aim of identifying problems related to the internal phase of bidding and contract management.
Relevance / originality
The research encourages reflection on the challenges faced in the management of public procurement, offering guidelines for implementing improvements, and for using public resources in an optimized and responsible way, avoiding rework and waste.
Methodology / approach
A qualitative case study was carried out at a federal university, focusing on acquisitions and hiring processes. Collection occurred through participant observation, analysis of institutional documents, and personal interviews.
Main results
The main results revealed problems such as a lack of clarity in technical specifications and terms of reference, a lack of detailed data on demand forecasting and price quotations, as well as the teams' difficulties in complying with standards and procedures.
Theoretical / methodological contributions
The study provides support for improving purchasing procedures from requesting areas and central areas, and promotes reflection on the importance of planning and coordination in conducting purchasing processes.
Social / management contributions
The research seeks to optimize the use of public resources and promote efficiency in acquisition and contracting activities, highlighting the need for a continuous effort to seek advances, focusing on quality and transparency.