Resumo

Título do Artigo

JOGOS SÉRIOS COMO FERRAMENTAS PARA DESENVOLVER SOFT SKILLS, COM BASE EM REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Ana Beatriz Cobra Guimarães
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Roberto Lima Ruas
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA
3 - Priscila Mitsue Kawaguchi
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - Glauco Ricardo Simões Gomes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Realização de uma revisão sistemática sobre o uso de jogos sérios para desenvolver soft skills, habilidades que são muito relevantes no atual mercado de trabalho e cada vez mais cobradas apesar de serem mais difíceis de serem desenvolvidas que as hard skills
Relevância/originalidade
Encontrei uma lacuna no que diz respeito ao estudo do desenvolvimento de soft skills para o mercado de trabalho, pouco se fala sobre o uso de jogos sérios nesse aprendizado
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com base dos artigos encontrados no Web Of Science e Scopus.
Principais resultados
O uso de jogos sérios na aprendizagem é amplamente defendido como uma abordagem eficaz para o desenvolvimento de soft skills pois esses jogos combinam experiências lúdicas com aprendizado de habilidades e competências, fornecendo um ambiente envolvente e imersivo para os alunos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os jogos sérios emergem como uma ferramenta promissora para o desenvolvimento de soft skills, oferecendo uma abordagem inovadora e eficaz para a educação e o treinamento em diversas áreas.
Contribuições sociais/para a gestão
O potencial dos jogos sérios para promover a aprendizagem experiencial e engajar os alunos sugere que eles continuarão a desempenhar um papel importante no cenário educacional contemporâneo.

Abstract

Study goals
Organization of a systematic review on the use of serious games to develop soft skills, skills that are very relevant in the current job market and increasingly demanded despite being more difficult to develop than hard skills.
Relevance / originality
I found a gap when it comes to studying the development of soft skills for the job market, little is said about the use of serious games in this learning process,
Methodology / approach
A systematic literature review was carried out based on articles found in Web Of Science and Scopus.
Main results
The use of serious games in learning is widely advocated as an effective approach to developing soft skills as these games combine playful experiences with learning skills and competencies, providing an engaging and immersive environment for students.
Theoretical / methodological contributions
Serious games emerge as a promising tool for developing soft skills, offering an innovative and effective approach to education and training in various areas.
Social / management contributions
The potential of serious games to promote experiential learning and engage students suggests that they will continue to play an important role in the contemporary educational landscape.