Resumo

Título do Artigo

UMA EXPEDIÇÃO VIRTUAL ÀS CATARATAS DO IGUAÇU COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Tema

Metodologias de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - LUCIA RENATA DA SILVA BUTZEN
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu
2 - Fabrício Baron Mussi
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba
3 - Alan de Oliveira Lee
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade

Reumo

Objetivo do estudo
Este trabalho visa apresentar um relato de experiência para o ensino da sustentabilidade, através dos objetivos de aprendizagem da disciplina de geografia, utilizando a tecnologia de realidade virtual para proporcionar uma visita imersiva às Cataratas do Iguaçu.
Relevância/originalidade
A pesquisa explora a realidade virtual aplicada em Geografia no Ensino Fundamental, uma abordagem pouco utilizada na educação básica, em vídeo 360º para imersão nas Cataratas do Iguaçu, tema original por associar um patrimônio natural global à sustentabilidade.
Metodologia/abordagem
Trata-se de um estudo descritivo-reflexivo do tipo relato técnico de experiência, aplicado a estudantes do ensino fundamental. Foi desenvolvido um vídeo 360º para smatphone com uso do dispositivo imersivo Cardboard.
Principais resultados
Ao integrar recursos tecnológicos às práticas de ensino, fomentou-se o engajamento e posicionamento crítico dos alunos frente às questões de preservação ambiental e exploração dos recursos naturais, além da reflexão sobre a experiência dos participantes ao utilizar o dispositivo Cardboard.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse trabalho contribui para as discussões acerca da utilização de tecnologias como a ferramenta de realidade virtual no âmbito da educação básica, fomentando o emprego de metodologias de ensino imersivas, de forma a complementar os sistemas pedagógicos tradicionais.
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho contribui para a valorização do patrimônio natural da região, despertando o sentimento de pertencimento, preservação e exploração sustentável, e a integração de recursos tecnológicos na educação básica, destacando melhorias para assegurar o conforto dos usuários.

Abstract

Study goals
This paper aims to present an experience report for teaching sustainability, through the learning objectives of the geography subject, using virtual reality technology to provide an immersive visit to the Iguaçu Falls.
Relevance / originality
The research explores virtual reality applied in the Geography discipline in Elementary School, an approach with few applications in basic education, in 360º video for immersion in the Iguaçu Falls, an original theme for associating a global natural heritage with sustainability.
Methodology / approach
This is a descriptive-reflexive study of the technical experience report, applied to elementary school students. A 360º video was developed for smartphones using the Cardboard immersive device.
Main results
By integrating technological resources into teaching practices, students' engagement and critical positioning regarding issues of environmental preservation and exploitation of natural resources were encouraged, in addition to reflection on the participants' experience when using the Cardboard device.
Theoretical / methodological contributions
This paper contributes to discussions about the use of technologies such as virtual reality tools in basic education, encouraging the use of immersive teaching methodologies, in order to complement traditional pedagogical systems.
Social / management contributions
This paper contributes to the appreciation of the region's natural heritage, awakening a feeling of belonging, preservation and sustainable exploration, and the integration of technological resources in basic education, highlighting improvements to ensure user comfort.