Objetivo do estudo
Este trabalho visa apresentar um relato de experiência para o ensino da sustentabilidade, através dos objetivos de aprendizagem da disciplina de geografia, utilizando a tecnologia de realidade virtual para proporcionar uma visita imersiva às Cataratas do Iguaçu.
Relevância/originalidade
A pesquisa explora a realidade virtual aplicada em Geografia no Ensino Fundamental, uma abordagem pouco utilizada na educação básica, em vídeo 360º para imersão nas Cataratas do Iguaçu, tema original por associar um patrimônio natural global à sustentabilidade.
Metodologia/abordagem
Trata-se de um estudo descritivo-reflexivo do tipo relato técnico de experiência, aplicado a estudantes do ensino fundamental. Foi desenvolvido um vídeo 360º para smatphone com uso do dispositivo imersivo Cardboard.
Principais resultados
Ao integrar recursos tecnológicos às práticas de ensino, fomentou-se o engajamento e posicionamento crítico dos alunos frente às questões de preservação ambiental e exploração dos recursos naturais, além da reflexão sobre a experiência dos participantes ao utilizar o dispositivo Cardboard.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse trabalho contribui para as discussões acerca da utilização de tecnologias como a ferramenta de realidade virtual no âmbito da educação básica, fomentando o emprego de metodologias de ensino imersivas, de forma a complementar os sistemas pedagógicos tradicionais.
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho contribui para a valorização do patrimônio natural da região, despertando o sentimento de pertencimento, preservação e exploração sustentável, e a integração de recursos tecnológicos na educação básica, destacando melhorias para assegurar o conforto dos usuários.