Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo foi instanciar e validar a Ferramenta de Autodiagnóstico da Liderança Transformacional para Profissionais de Projetos, artefato de Cavaletti (2023), investigando sua eficácia em aprimorar as habilidades de liderança transformacional no contexto de gerenciamento de projetos.
Relevância/originalidade
O artefato de Cavaletti (2023) não havia passado por um processo de instanciação, anteriormente Além de explorar como as práticas de liderança transformacional podem aprimorar o desempenho das equipes em projetos, o artigo também colabora com o conhecimento existente sobre Design Science
Metodologia/abordagem
O método adotado neste trabalho é a Design Science Research (DSR), que enfatiza a criação e avaliação de artefatos para resolver problemas práticos, ao mesmo tempo que contribui para o conhecimento teórico.
Principais resultados
Embora o artefato tenha sucesso em fornecer uma visão geral da necessidade de desenvolvimento, há potencial para aprimorá-lo, oferecendo feedback mais detalhado e direcionado de quais seriam as áreas de melhorias e caminhos possíveis.
Contribuições teóricas/metodológicas
A utilização do método DSR é relativamente nova, e esta pesquisa contribui para a teoria ao demonstrar resultados de sua aplicação em situações reais e casos de uso.
Contribuições sociais/para a gestão
Constatou-se que, embora a ferramenta promova autoconhecimento e desenvolvimento de liderança, há potencial para aprimorá-la com feedbacks mais detalhados e direcionados, consolidando sua aplicabilidade prática no aprimoramento das habilidades de liderança em projetos.